sábado, 24 de novembro de 2012

CEBs Sul 1 - Carta Colegiada Estadual novembro de 2012





Nos dias 17 e 18 de novembro de 2012, a Colegiada das CEBs do Regional Sul1 da CNBB esteve reunida na sub região de Campinas,  cidade de Ipeúna,  acolhidos pelo casal Edgard e Clélia numa chácara no Portal dos Nobres.
                     Estiveram presentes representantes das oito sub-regiões do Sul1; contamos com a presença de Dom José Luiz Bertanha.
                     Foram momentos de partilha, compromisso, reflexão e oração. Discutimos sobre conjuntura política ocorridos neste ano eleitoral.
Feito a partilha do Encontro de Liturgia em Crato, construindo o 13º  Intereclesial;  Dom José Bertanha e Edmundo Monteiro partilharam sobre a Assembleia das Igrejas do Regional Sul1.
Partilhamos e encaminhamos sobre a Jornada Mundial da Juventude no Brasil em 2013. Neste encontro definimos datas e temas para  atividades da caminhada das CEBs para o ano de 2013. Destacamos algumas de nosso calendário: 18 de maio  o 4º Encontro de Assessores CEBs Sul1;  19 de maio a 13 ª Romaria CEBs Sul1 à Aparecida; 09 a 11 de julho o 11º Encontro de Ordenados, Seminaristas e Religiosos(as) das CEBs;  21 e 22 de setembro o Encontro de Delegados e Delegadas do 13º Intereclesial do Regional Sul1.
Diante da violência que a princípio começou na capital e se espalhou para cidades do interior e outros estados, nos solidarizamos com as famílias das vítimas, REPUDIAMOS o discurso das autoridades que insistem dizer que são casos isolados e pedimos aos responsáveis que não meçam esforços para restabelecer a segurança publica e que a insegurança que ameaça a vida de toda comunidade possa ser restabelecida, com segurança e paz.
Manifestamos nossa veemente indignação e repúdio ao descaso do Estado brasileiro com a situação de extrema violação dos direitos humanos dos índios e índias guarani kaiowás, acirrada pela situação intolerável e alarmante de genocídio dessa etnia e exigimos providências urgentes diante de tal situação.
As Comunidades Eclesiais de Base são assim, fonte da qual brota Água Viva, elas como água viva, dão vida, são a fonte para enfrentar as dificuldades encontradas na vida, como a água, elas são discretas, estão sempre presentes e nos fortalecem na caminhada.
Celebramos com a comunidade que nos acolheu.
Finalizamos nossa reunião com a partilha dos sub regionais, informes e encaminhamentos para a próxima colegiada e agradecimentos finais.
CEBs CNBB Sul1                                                                                                                        novembro de 2012

Nenhum comentário: