sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pastoral da Juventude realiza Encontro Regional de Assessores/as em Campo Grande

 

“Nossa PJ reflorescerá em Mato Grosso do Sul, e como Igreja juntos na peleja, Regional Oeste 1.” (Hino da Ampliada Regional da PJ)
 
Um final de semana caloroso, em Campo Grande, nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, realizamos o tão sonhado e esperado: Encontro Regional de Assessores/as. Um sonho concretizado, pois, reunimos participantes de todas as dioceses do Regional Oeste 1.
 
 
 
Mais de 80 participantes, vindos dos quatro cantos do Mato Grosso do Sul, dentre eles: religiosos/as, leigos/as, presbíteros, adultos e jovens maduros na fé, reuniram-se no Instituto Teológico João Paulo II, em Campo Grande, trabalhando a temática “Assessoria e Acompanhamento em Tempo de Mudanças”, com o objetivo de potencializar a assessoria aos grupos de jovens das comunidades eclesiais de Mato Grosso do Sul.
 
 
O tema central do Encontro era “Assessoria e Acompanhamento em Tempo de Mudanças” seguido do lema “Nossa PJ reflorescerá em Mato Grosso do Sul” objetivando potencializar o acompanhamento aos grupos de jovens de todas as comunidades eclesiais de Mato Grosso do Sul. Além de ter formar assessores/as capacitados/as para o acompanhamento juvenil em vista da construção da autonomia e da evangelização juvenil, tendo como horizontes a Jornada Mundial da Juventude no Brasil e a Campanha da Fraternidade.
 
 
 
O Encontro foi assessorado por Marcelo Lemos, da Casa da Juventude Pe. Burnier de Goiânia, que nos ajudou a refletir diversas temáticas, dentre elas a Assessoria e o Acompanhamento, a Vocação e a Organização. Todos os momentos foram pensados a partir da vida da juventude e iluminados a partir dos lugares bíblicos: Emaús, Belém, Nazaré, Jerusalém, Betânia e Samaria.  Contando também com a participação de dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil participou no período da manhã do sábado, dia 08 de setembro, saudando os/as participantes do Encontro destacando a importância da formação permanente dos/as assessores.
 
 
 
 
Os rostos dos/as participantes demostravam a grande alegria de ter passado esses dias em comunhão com todas as dioceses que compõem o Regional Oeste 1. Desde muito tempo, é a primeira vez que representantes de todas as dioceses participam de um Encontro sobre a Evangelização da Juventude. Agora começa o grande desafio, primeiro de ampliar esses momentos em todas as Dioceses de Mato Grosso do Sul, depois de continuar realizando momentos de encontro e formação em instância regional. 
Autor/Fonte: Alexsander Arguelo / Walkes Vargas

Nenhum comentário: