terça-feira, 4 de setembro de 2012

Encontrão Arquidiocesano das CEBs 2012, Porto Velho - RO

A evangelização é sempre impulsionada pelo Espírito Santo, o protagonista da missão. Por isso, precisamos estar atentos aos sinais do Espírito de Deus na vida das pessoas, famílias, grupos, comunidades e nos acontecimentos da história. Para interpretar os sinais dos tempos é necessária a abertura da mente e do coração e também a coragem para a conversão pessoal, pastoral e das estruturas. (Conclusões do Encontro de Santarém 2012).

Reafirmamos a posição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Documento 92 (ano: 2010), “Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base”, no qual os bispos destacam o testemunho e forma autêntica de ser Igreja das CEBs como Igreja de base. “As Comunidades Eclesiais de Base constituem em nosso país uma realidade que expressa um dos traços mais dinâmicos da vida da Igreja”, diz um trecho do Documento. “Queremos reafirmar que elas constituem um ‘sinal da vitalidade da Igreja”.

Desta forma, estamos chegando com alegria até vocês, para lembrá-los (as) da realização do nosso ENCONTRÃO ARQUIDIOCESANO DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE. Queremos renovar o convite, pois desejamos imensamente reencontrar a cada um e cada uma. Certamente será um momento forte de fraternidade, partilha e importância para cada um e cada uma, e principalmente para a caminhada de nossas Comunidades.

DATA: 21, 22 e 23 DE SETEMBRO DE 2012.

1.Data e Horários:
21/09/12, sexta-feira, das 18h às 22h30; início com a acolhida e janta.
22/09/12, sábado, das 7h às 21h;
23/09/12, domingo, das 7h às 12h30, término com almoço.

2. ASSESSOR: Pe. José Ferrari Marins. Estudou teologia na Universidade Gregoriana e Comunicação Social na Universidade Pro Deo, ambas em Roma. Exerceu a pastoral em paróquias da Arquidiocese de Botucatu – SP. Diretor Nacional do Movimento “Por um mundo Melhor”, trabalhou na CNBB e foi subsecretario geral adjunto no CELAM. Assessor nas Conferências de Medellín e de Puebla.

3. LOCAL: Auditório da Escola Santa Marcelina – OSEM – Rua: Belo Horizonte, 331 – Meu Pedacinho do Chão – 76800-970 – Porto Velho – RO

4. NÚMERO DE VAGAS E TAXA DE PARTICIPAÇÃO: 10 vagas por Paróquia. R$ 15,00 (por pessoa) isento para os participantes do Regional de Ariquemes, Itapuã D’ Oeste, Área Missionária da BR 364 (sentido Rio Branco) e Comunidades Ribeirinhas.
Data para envio das fichas de inscrição: Impreterivelmente até o dia 13 de setembro na Cúria/Centro de Pastoral da Arquidiocese de Porto Velho.

5. O QUE LEVAR: Bíblia, Livro de Cântico do 12º Intereclesial, Ofício Divino das Comunidades – ODC (quem tiver) e material para anotação.

6. ACOLHIDA/HOSPEDAGEM
ü Regional de Porto Velho:Continuando a prática da acolhida/hospedagem aplicada nos eventos eclesiais: o “Dozinho” e 12º Intereclesial,as 16 Paróquias de Porto Velho são convidadas a acolher os nossos irmãos e irmãs que virão do Regional de Ariquemes, Itapuã d’Oeste, Área Missionária e os representantes das comunidades de São Carlos e da Paróquia São João Batista - Calama. Cada paróquia de Porto Velho acolherá 8 pessoas.

Regional de Ariquemes, Itapuã d’Oeste, Área Missionária e os representantes das comunidades de São Carlos e da Paróquia São João Batista - Calama: Cada participante precisatrazer roupa de cama e material de higiene pessoal, Bíblia, Livro de Cânticos do 12º Intereclesial, Ofício Divino das Comunidades – ODC (quem tiver) e material para anotação.

7. EQUIPES DE SERVIÇOS
Organização: Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e Articuladores Paroquiais das CEBs.

Liturgia: Responsáveis: Pastoral Arquidiocesana de Liturgia.

– Oração de Abertura (21): Regional Porto Velho: Setor 05 – (Ofício Divino das Comunidades).

– Oração da manhã (22): Paróquia Santa Marta e Paróquia São José (Monte Negro).

– Oração da tarde (22): Regional Porto Velho: Setor 03 e 04 – (Vigília Missionária).

– Celebração Eucarística (23/09): Paróquias: Cristo Rei, São Francisco de Assis e Rainha dos Apóstolos.

Animação: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Machadinho D’ Oeste).

Ornamentação: Paróquia São Cristóvão.

Acolhida: Paróquia Sagrada Família e Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral).

Saúde: Pastoral Arquidiocesana da Saúde.

Limpeza: Será dividida entre os participantes.

Confecção dos Alimentos: Paróquia São Luiz Gonzaga.

Infra-Estrutura: Coordenação de Pastoral Arquidiocesana.

Contamos com a presença, motivação, alegria e participação de todas as paróquias.

Porto Velho, 30 de agosto de 2012.

Pe. Geraldo Siqueira de Almeida
Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

Nenhum comentário: