quinta-feira, 12 de julho de 2012

CEBs, Grupos de Reflexão/ Família rumo ao 11º Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base - Florianópolis



A Equipe Ampliada Regional das Comunidades Eclesiais de Base e os Grupos de Reflexão/Família estiveram reunidos de 06 a 08 de julho, na comunidade Nsa. Sra. Aparecida da Paróquia Sagrados Corações, em São José, Florianópolis, tratando da articulação, preparação e organização do 11º Encontro Estadual, programado para 07 a 09 de setembro de 2012, em Florianópolis.

Num 1º momento, na sexta-feira à noite, após a acolhida pela comunidade, jantar, aprovação da pauta e a oração de abertura, o Sr. Ademir, secretário do Regional, fez uma fala de motivação e coordenou um um momento de partilha dos interdiocesanos: metodologia, pontos positivos, negativos...(por blocos). 

Contabilizou-se a presença aproximada de 15.000 pessoas nos encontros, sem contar as mais tantas pessoas que foram atingidas com as reflexões nas bases. Depois do que, fomos encaminhados para as famílias hospedeiras. Num 2º momento, sábado, fez-se a memória das últimas reuniões rumo ao 11º Estadual, seguida de motivação à caminhado ao 13º Intereclesial, pelo Pe. Vilson Groh e a Neuza Mafra. 

A coordenação apresentou o cartaz, otexto base, tablóide, oração, cantos, camisetas, modelo de ficha de inscrição, que serão entregues, na próxima reunião do CRP. Decidiu-se também sobre o quadro dos profetas e mártires. Nossa diocese assumiu D. Helder Câmara e Irmã Dorothy. Foi apresentada pela equipe logística, para reflexão e aprovação, toda a programação do encontro.

Num 3º momento, recebemos a visita de D. Wilson que motivou os presentes para o trabalho de preparação e organização deste 11º Estadual. Pe. Vilson e Neuza apresentaram a metodologia do encontro cuja proposta já tinha sido aprovada na reunião de novembro de 2011.

 Cenários: Galiléia (anel de tucum), Deserto (cruz), Jerusalém ( fotos dos mártires), Samaria (água), Ressurreição (caminhada dos mártires). 

Encerrou-se o dia, que foi de muito trabalho, com uma confraternização junina: quadrilha e casamento caipira. Num 4º momento, tratou-se dos últimos detalhes da programação do 11º Estadual: abertura, dia 07 de setembro, às 15h00, com celebração Eucarística, em frente à Catedral; as atividades no dia 08 e manhã do dia 09 no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), e às14h00, celebração do envio, com saída para a caminhada dos mártires ao Morro da Caieira, onde os quadros ficarão expostos dentro da capela.
Rosa  Junkes Della Giustina
Coordenação Diocesana

Nenhum comentário: