quarta-feira, 4 de julho de 2012

CEBs: compromisso e reflexão conjunta na América Latina

San Pedro Sula (RV) - Aberto no último dia 16 de junho, terminou quinta, 21, nesta cidade hondurenha, o 9º encontro de CEBs latino-americano e caribenho. A pauta do encontro previu uma reflexão sobre a análise de conjuntura da região, bem como a atuação das comunidades de base.

O Padre Vileci Vidal, coordenador do 13º Intereclesial brasileiro, marcado para o ano que vem em Juazeiro do Norte (CE), participou do evento. Ele destacou que frente a situação atual do continente, os participantes perceberam que o Espírito de Jesus inspira o trabalho das comunidades de base. “Os grupos de estudo ajudaram a dar um panorama da realidade da América Latina na dimensão política, econômica, social, educacional, ecológica, além do pluralismo religioso e eclesial. Frente aos aspectos relevantes apresentados destacou-se que devemos estar atentos ao sistema ecobiopolítico, como fluxo de vida donde se define o alimento com a presença de três elementos necessários: água, ar e energia”, relatou.

A assembleia frisou as conclusões do relançamento das CEBs na América Latina que, nos últimos quatros anos, fortaleceram a formação e articulação. O encontro encerrou-se com a busca da afirmação de um compromisso frente às diferentes lutas, iluminada pela reflexão bíblico-teológica.

Participaram do evento cerca de 200 delegados. Padre Vileci afirmou que a representação brasileira destacou o documento 92 da CNBB, que ajudou na revitalização e no fortalecimento das CEBs através dos encontros das grandes regiões, encontros regionais e diocesanos, rumo ao 13º Intereclesial. “A Assembleia em Honduras foi uma riqueza pela sua diversidade cultural, a presença de representantes das comunidades indígenas e afro-americanas”.
(CM-CNBB)

Nenhum comentário: