quarta-feira, 13 de junho de 2012

Diocese de Santo Ângelo - 50 Anos (RS)



A Diocese Angelopolitana, que comemora seus 50 anos de fundação neste dia 12 de junho, recebeu homenagem da Câmara de Vereadores durante sessão solene realizada ontem.
Proposta pelo vereador Paulo Azeredo, líder da bancada do PMDB, a solenidade contou com a presença do bispo da diocese, Dom José Clemente Weber e do bispo emérito, Dom Estanislau Kreutz, além de outras autoridades religiosas e civis.
Na oportunidade a Câmara de Vereadores também prestou homenagem pelos 50 anos de ordenação sacerdotal de Dom Clemente.
Paulo Azeredo destacou a criação da Diocese lembrando que “em uma manhã muito fria de junho de mil novecentos e sessenta e dois, com a presença do então Núncio Apostólico, Armando Lombardi foi entregue a D. Aloísio Lorscheider a nova Diocese de Santo Ângelo”.
Salientou em seu pronunciamento que estamos constantemente em busca de um mundo melhor, de uma nova sociedade e que isso “é possível sim, desde que estejamos dispostos a ir em busca do irmão, a partir do Reino de Deus inaugurado por Jesus de Nazaré”.
Lembrou ainda “que o Espírito Santo, nosso maior intercessor e presença viva da Trindade Santa, nos impele sempre a trilhar novos caminhos, que hoje exigem de nós uma criatividade, em especial para permearmos nossas atividades com espírito de discípulos missionários”.
Finalizando, saudou o cinqüentenário da Diocese, agradecendo todas as benesses que ela proporciona para a comunidade, desejando que continue unida na doutrina dos apóstolos, na força da esperança, unânime na oração, na partilha e na comunhão fraterna.
Em seu pronunciamento, o bispo Dom Clemente disse que cada diocese tem um rosto próprio.
A Diocese de Santo Ângelo está moldada na herança missioneira das reduções jesuíticas, mas também conserva traços marcantes da fé trazida pela famílias portuguesas para esta região.
Ao final da homenagem a plateia foi brindada com a apresentação do Coral de Catedral cantando o Hino dos 50 Anos da Diocese.
A Diocese de Santo Ângelo tem uma área de abrangência que compreende 47 municípios, com população estimada em 465 mil habitantes.
Com cerca de mil comunidades eclesiais, oficialmente constituídas e 40 paróquias.
O padroeiro principal é Santo Anjo da guarda e a partir de 2002 os Santos Mártires das Missões: Roque, Afonso e João foram declarados co-padroeiros.

Nenhum comentário: