Loading...

quarta-feira, 2 de maio de 2012

III Interdiocesano das CEBs e Grupos Bíblicos em Família acontece dia 21 de maio Florianopolis - RS

Os Grupos Bíblicos em Família (GBF) e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), pela força do Ressuscitado e pelas luzes do Espírito Santo, fazem um valioso trabalho de evangelização na nossa Arquidiocese, levando as pessoas a fazerem a experiência do encontro com Jesus Cristo.
Estamos nos aproximando do grande encontro do III Interdiocesano em nível regional. Essa atividade reúne as 10 dioceses de Santa Catarina em quatro blocos, com o objetivo de refletir sobre Justiça e Profecia a serviço da vida e celebrar a caminhada dos GR/F e das CEBs como Igreja em missão permanente. A Arquidiocese, juntamente com as dioceses de Criciúma e Tubarão, promove o III Interdiocesano no dia 20 de maio (domingo), com início às 8horas, no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos.
A Coordenação Arquidiocesana dos GBF e das CEBs, juntamente com a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, convidam todos os animadores(as) e membros dos GBF e CEBs, os senhores Párocos, Vigários, Diáconos, Religiosos e Religiosas e outras lideranças, para participar. Sintam-se bem motivados e convocados para mobilizarem caravanas com um número expressivo de nossos animadores (as), que possam acolher bem os participantes das Dioceses de Tubarão e Criciúma.
Para que essa acolhida seja bem organizada, é necessário termos uma estimativa aproximada do número de ônibus e de participantes (animadores/animadoras, membros dos GBF e das CEBs), por paróquia.

Serviço

O que é - O Interdiocesano é uma atividade regional que acontece no mesmo dia em 4 blocos por dioceses de aproximação: bloco 1- dioceses de Chapecó, Caçador e Joaçaba; bloco 2 - dioceses de Lages e Rio do Sul; bloco 3 – dioceses de Blumenau e Joinville e bloco 4 - Arquidiocese de Florianópolis e dioceses de Tubarão e Criciúma.
Local: Centro de Evangelização Angelino Rosa - CEAR, Governador Celso Ramos (Clique aqui para ver o mapa)
Data: 20 de maio de 2012, Domingo
Início: 8h30min e término: 16h00 com a Celebração Eucarística (17h00)
Tema: ‘Justiça e profecia no campo e na cidade’, a partir das 05 urgências das DGAE
Lema: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a todos os povos” (Mc 16,15) (comum)
Objetivo Geral: Celebrar a caminhada e fortalecer a missão dos animadores/as nos Grupos de Família/Reflexão e nas CEBs.
Objetivos específicos:
a) Intensificar a nossa identidade cristã;
b) Reavivar o espírito de comunidade à luz da Palavra de Deus;
c) Motivar para a missão permanente nas comunidades;
d) Despertar para o compromisso social diante dos desafios da evangelização nos meios urbano e rural.
Público alvo: animadores/animadoras e membros dos GBF e das CEBs.
Contato: Maria Gloria da Silva, 48 3224 4799.

Encaminhamentos

• Para o momento do AGIR: as coordenações comarcais e paróquias devem orientar os animadores/as, para levarem propostas de ação para o momento do AGIR (fila do povo), a partir da urgência (eixo) que vamos apresentar “Igreja lugar de animação bíblica”, relacionado ao tema Justiça e profecia no campo e na cidade.
• Taxa de inscrição: A contribuição dos participantes do encontro será no momento da coleta. Por isso, motivar os participantes para uma boa coleta durante a Celebração Eucarística, assim contribuirão para as despesas da casa (local do encontro – CEAR): energia elétrica, operador do multimídia, som, cadeiras, papel higiênico, papel toalhas e demais materiais de limpeza para os banheiros e o ambiente, decoração e outros gastos necessários...
• Participantes: a Coordenação Arquidiocesana dos GBF e das CEBs, juntamente com a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, convidam e convocam todos os animadores(as) e membros dos GBF e CEBs, também convidam os Párocos, Vigários, Diáconos, Religiosos e Religiosas e outras lideranças para participar.  Sintam-se bem motivados e convocados para mobilizarem nas comunidades e paróquias caravanas com um número expressivo de animadores(as).
• Acolhida: a Arquidiocese é a anfitriã do encontro. Para que acolhamos bem os participantes das Dioceses de Tubarão e Criciúma e os nossos, é necessário termos uma estimativa aproximada do número de ônibus e de participantes (animadores/animadoras, membros dos GBF e das CEBs), por paróquia até o dia 10 de maio. Contato: Maria Glória coordenação arquidiocesana dos GBF, tel. 48 3224 4799.
• O almoço e o lanche: os participantes deverão trazer seu lanche para o almoço, para fazerem um momento de partilha.

Programação

08hs: Chegada dos participantes – animação
08h50: Acolhida das Dioceses, apresentação das coordenações e leitura da carta do Regional... (20’).
09h10: Palavra dos Bispos: Florianópolis, Tubarão e Criciúma (20’).
09h30: VER
10h30: JULGAR

12h: Almoço (momento de partilhar o lanche)
14h: retorno – animação (20’).
14h20: AGIR – provocação do assessor com as perguntas e a participação da assembleia.
15h: conclusão do assessor e propostas para serem trabalhadas nas dioceses.
15h30: Momento de interiorização com música (preparar para a celebração eucarística).
16h: Celebração Eucarística (presidida por D. Wilson).
17h: Retorno para as dioceses.

Nenhum comentário: