quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dom Adriano Ciocca toma posse na Prelazia de São Félix do Araguaia




No último domingo (13), a prelazia de São Félix do Araguaia (MT) acolheu o seu novo bispo, Dom Adriano Ciocca Vasino.

A cerimônia de posse foi presidida pelo arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Antonio dos Santos e contou com a presença de diversos bispos, além de representantes das comunidades.

Também estavam presentes os dois primeiros bispos da Prelazia: Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito, e Dom Leonardo Ulrich Steiner, hoje auxiliar na Arquidiocese de Brasília e atual Secretário-Geral da CNBB.

No período de vacância, a prelazia teve como administrador apostólico o bispo de Goiás, Dom Eugênio Rixen.

São Felix do Araguaia é famosa, entre outros motivos, por ter tido Dom Pedro Casaldáliga como seu primeiro bispo.

Dom Pedro, espanhol de nascimento, é conhecido no Brasil e no mundo, por seu trabalho em defesa da vida, da natureza e dos direitos dos menos favorecidos.

Dom Adriano Ciocca é italiano de Borgosesia, Vercelli.

Foi nomeado bispo em 3 de março de 1999, pelo Papa João Paulo II, para a diocese de Floresta (PE), onde atuou até agora. Até a 49ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em 2011, era membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, como bispo responsável pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no Brasil.

Por ocasião da nomeação, Dom Leonardo enviou uma saudação ao novo bispo e às comunidades da prelazia.

“Além de dirigir este cumprimento em nome da Conferência, manifesto minha enorme satisfação pessoal uma vez que se trata da sucessão da Igreja Particular na qual tive a graça de servir. Nessa condição, posso dizer que o povo de São Felix é composto por comunidades cheias de entusiasmo e de lideranças comprometidas com a ação evangelizadora. Um povo que traz uma história bonita de grandes lutas e de profunda adesão ao projeto de Jesus Cristo por muito tempo animada pelo meu estimado antecessor, dom Pedro Casaldáliga. A chegada de dom Adriano é uma bênção para a caminhada eclesial do povo da Prelazia de São Felix. Sua trajetória de padre e de bispo no nordeste brasileiro é marcada pela dedicação pastoral exemplar. Seu lema episcopal “Vim para servir” é uma resposta completa e iluminada a qualquer expectativa que se tenha formado no período de vacância na Prelazia. Desejamos a dom Adriano um ministério cheio de frutos. Felicitamos as comunidades da Prelazia de São Felix pelo belo presente que recebem, representado pela presença do novo bispo”.

Nenhum comentário: