quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dom Adriano assumiu a Prelazia de São Felix do Araguaia

Dom Adriano Ciocca  é italiano de Gorgosesia. Ele foi nomeado bispo no dia 3 de março de 1999. Até a 49ª Assembléia Geral dos Bispos da CNBB, em 2011, era membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. 
Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo responsável pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no Brasil foi transferido da sede episcopal de Floresta de Pernambuco para São Félix do Araguaia tomou posse como novo bispo no último dia 13 de maio (MT). Nomeado por Bento XVI no último dia 21 de março. Assumiu o lugar de Dom Leonardo Ulrich Steiner, eleito secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A celebração aconteceu no Centro Comunitário situada na Avenida Araguaia em São Félix. Dom Adriano Ciocca Vasino foi recebido por Dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, o clero, religiosos e religiosas da cidade de São Félix do Araguaia e região. “No entanto, acredito que esse foi um momento especial, onde o principal é a esperança latente nos corações da comunidade. Espero poder atender estas expectativas, pelo menos farei tudo o que estiver em meu alcance, saudações a todos, aos fiéis e convidados. Hoje é um dia significativo para nós. Estamos na presença de Deus, estamos reunidos para o pão da eucaristia que vem para nos unir, nos orientar como novo bispo de São Félix do Araguaia”. Garante Dom Adriano.
O Ministro-chefe da Secretária-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho não esteve presente na cerimônia de posse, representando Gilberto Carvalho veio o  Secretário Nacional de Articulação Social, Paulo Roberto Martins Maldos que desejou um bom inicio ao novo bispo Dom Adriano Ciocca Vasino. "Eu queria desejar a ele um bom pastoreio. Ele está foi enviado do senhor, bendito que vem em nome do senhor, como nós rezamos, e que ele seja muito feliz com esse povo bom de Pesqueira e possa ajudar muito, especialmente as pessoas mais carentes, mais necessitadas com o carisma dele como bispo, como uma pessoa sensível às questões sociais", disse Paulo Roberto
 
Desejamos a dom Adriano um ministério cheio de frutos. Felicitamos as comunidades da Prelazia de São Felix pelo belo presente que recebem representados pela presença do novo bispo, cumprimentando também a Dom Eugênio pela generosa presença na animação da pastoral e da preparação para acolher o novo bispo. Dirigimos também uma palavra de gratidão ao povo da diocese de Floresta (PE). Palavras de Dom Leonardo Ulrich Steiner.
 
Autoridades que estiveram presentes na posse do bispo:
Prefeitos do Norte Araguaia: Filemon Limoeiro (São Félix do Araguaia/MT), Vanderley Perin (Alto Boa Vista/MT), Geral Vitor (Novo Santo Antonio/MT), Gaspar (Confresa/MT). Ex-prefeitos: Usley Gomes e Antonio de Almeida (Baú). Vereadores: Presidente da Câmara Municipal de São Félix do Araguaia vereador Gesner Biondo e Américo Alves, entre outras.
 
 
BISPOS PRESENTES

MATO GROSSO
Dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia – MT.
Dom Milton Antonio dos Santos, Arcebispo de Cuiabá – MT.
Dom Neri José Tondello, Bispo de Juína – MT.
Dom Antonio Emídio Vilar, Bispo de São Luiz de Cáceres – MT.
Dom Juventino Kestering, Bispo de Rondonópolis – MT.
Dom Protogenes José Luft, Bispo de Barra do Garças – MT.
Dom Derek John Chistopher Byrne, Bispo de Guiratinga – MT.

TOCANTINS
Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas.
Dom Romoaldo Martins Kujawski, Bispo de Porto Nacional – TO.
Dom Heriberto Hermes, Bispo Emérito de Cristalândia – TO.
Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo de Tocantinópolis – TO.
Dom Philip Dickmans, Bispo de Miracema – TO.

GOIÁS/ DISTRITO FEDERAL
Dom Eugène Lambert Adrian Rixen, Bispo de Goiás – GO.
Dom Tomás Balduino, Bispo Emérito de Goiás – GO.
Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília – DF.

PERNANBUCO
Dom Genival Saraiva de França, Presidente do Regional Nordeste 2 e Bispo de Palmares – PE.

BAHIA
Dom Ricardo Guerrino Brusati, Caetité – BA.

Várias cadeia de rádio transmitiram a celebração eucarística de posse – Dom Adriano.
Radio Araguaia FM 98.9 – São Félix do Araguaia/MT – Provedora do Sinal
Rádio Continental FM 88.5 – São José do Xingu/MT
Rádio Comunitária Eldorado FM – Vila Rica/MT
Rádio Confresa FM – Confresa/MT
Rádio Araguaia FM 87.9 – Santa Terezinha/MT
Rádio Tapirapé FM – Porto Alegre do Norte/MT

A solenidade que contou com muitas homenagens de boas vindas ao responsável, nos próximos anos, pela vida religiosa dos católicos das Várias cidades esteve presente na cerimônia de posse do bispo Dom Adriano. "Sinto muito a graça de Deus no meu coração porque encontro um povo com muita fé, com muito desejo de levar a palavra de Deus aos irmãos", disse Dom Adriano.


Fonte: Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

Nenhum comentário: