sábado, 5 de maio de 2012

Diocese de Guarabira realiza Encontrão das CEBs, no domingo do Bom Pastor

Aconteceu no último domingo (29), dia do Bom Pastor, o I Encontro Diocesano de Animadores  das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base, no ginásio do Colégio da Luz, em Guarabira, com a presença de quase 200 animadores das várias  paróquias e comunidades da Diocese de Guarabira, 

A partir do tema central do Encontro: CEBs: Um jeito sempre novo de suscitar vida em comunidade, os participantes foram motivados a abraçarem com um novo impulso e entusiasmo à vida e missão profética e santificadora desta rica experiência Eclesial, que  são as CEBs. 

Os animadores refletiram, sobre as CEBs segundo o Documento de Aparecida, com a ajuda da assessoria do Pe. Bosco que destacou a contribuição da Igreja Latino Americana e Caribenha, sobre as CEBs e outras pequenas comunidades, no Documento de Aparecida e  as orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Padre Bosco resgatou ainda, os momentos importantes da caminhada da Diocese de Guararabira, nestes últimos anos, em que tornaram-se mais efetivas as ações e motivações, desenvolvidas a partir  do tema: Igreja: "Comunidade de Comunidades: Caridade, Formação, participação e Missão", cuja reflexões, motivações e orientações estão contidas no Instrumento de Trabalho, elaborado no ano de 2010 por uma Comissão Diocesana. O tema foi bastante conhecido e estudado pelo clero, religiosas, Pastorais, Grupos e Serviços. Falando sobre a importância das CEBs, o Pe. Bosco disse: "Dizer que nós não temos comunidades é dizer que a Igreja não existe".

Durante o Encontro, aconteceram grandes momentos de animação e espiritualidade, partilhas e reflexões e foi aplicada a prática da oração em comunidade, através da experiência do Círculo Bíblico, já vivenciado nas diversas Paróquias.

O Bispo Diocesano, Dom Lucena participou do Encontrão e deixou a sua mensagem aos participantes, ressaltando a importância dos passos que a Diocese vem dando na realização de um projeto concreto de evangelização que tem animado e renovado a vida das comunidades em toda a Diocese. 

O I Enconto Diocesano de Animadores das CEBs, foi encerrado com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Guarabira, Mons. José André, concelebra pelo Cura da Catedral Pe. Adauto Tavares e com a participação de animadores das cinco Regiões Pastorais da Diocese de Guarabira.

Nenhum comentário: