sexta-feira, 16 de março de 2012

OAB-RO presta homenagem a Dom Moacyr pela defesa da cidadania e dos direitos humanos nesta sexta-feira

A seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil prestará, nesta sexta-feira, durante reunião de seu Conselho Estadual, uma homenagem ao arcebispo emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, pelos relevantes serviços que ele prestou à sociedade durante os 13 anos em que atuou como arcebispo da Capital. Para o presidente do Conselho seccional da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, a iniciativa de prestar essa homenagem ao arcebispo está relacionado ao trabalho que ele desenvolveu na promoção da cidadania, na defesa dos direitos humanos, além de difundir o cristianismo e o ecumenismo como forma de unir os cristãos.

Hélio Vieira, que desde 2007, quando assumiu o primeiro mandato de presidente da OAB Rondônia, elegeu a aproximação da entidade com a sociedade e orientou suas ações voltadas a promoção e fortalecimento da cidadania, disse que Dom Moacyr sempre agiu como importante parceiro nesse trabalho. Seja através das ações da Comissão Justiça e Paz junto à comunidade carcerária, seja pelo trabalho na Comissão Pastoral da Terra, tentando levar paz e justiça ao campo, seja através do trabalho nas comunidades eclesiais de base. “Esse homem, que é muito mais que um líder espiritual e religioso, merece o reconhecimento da sociedade ainda em vida, pela sua enorme virtude de se colocar sempre a serviço daqueles que mais precisam de ajuda”, afirma o presidente da OAB Rondônia.

Dom Moacyr será homenageado pelo conselho seccional da OAB Rondônia às 17 horas desta sexta-feira, dentro de uma extensa programação que começou nesta quinta-feira com o Primeiro Encontro de Procuradores Municipais de Rondônia e palestra sobre Exame de Ordem, com o secretário-geral da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, e prossegue nesta sexta-feira com sessão do conselho, entrega de credenciais a novos advogados e encerra-se com uma show baile com o cantor Guilherme Arantes e Banda, no Clube do Advogado, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (celebrado em 8 de março) e aos 40 anos dos primeiros passos para a criação da OAB em Rondônia.

Muitas das ações realizadas pela OAB Rondônia em favor da cidadania, como os atos cívicos em favor da Ficha Limpa, fim da pensão para ex-governadores e a luta pela ética na política contaram com apoio decisivo de Dom Moacyr, que em algumas delas, fez questão de se fazer presente.

A sessão do Conselho Estadual da OAB desta sexta-feira, quando Dom Moacyr será homenageado, terá ainda a presença do secretário-geral da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, que representará o Conselho Federal da entidade, e do presidente da OAB do Acre, advogado Florindo Poester.

Nenhum comentário: