sexta-feira, 16 de março de 2012

Fomentar as CEBs e formar novas lideranças são metas de dom Paulo


Fomentar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e formar lideranças estão entre as metas do próximo arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto. Mineiro de Imbé de Minas, dom Paulo, depois de anos na Diocese de São José do Rio Preto (SP), retorna ao Estado de origem à frente da Arquidiocese de Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, ele disse que a política deve estar entrelaçada à religião.

De acordo com dom Paulo, o seu grande objetivo é a formação de lideranças. “Se não formamos bem as nossas liderança,s não é possível dar bons passos na caminhada na Igreja. Já passei por várias paróquias e sempre que me despeço pergunto o que deixei aos fiéis para formação de pessoas. Celebrar missas, fazer casamento e batizados, são atividades normais na vida de um padre, mas se nós temos uma formação no seminário, é justamente para poder formar as pessoas para que sejam bons líderes na comunidade”, explica dom Paulo Mendes.

Ainda segundo o arcebispo, a Igreja deve, sim, acompanhar a vida política da cidade e região, se tornando um compromisso, visto que a comunidade católica tem o desejo de uma vida com mais dignidade e respeito, e isto passa principalmente pelo processo político. “Vejo que a Igreja tem o compromisso de estar formando pessoas. Existem documentos da Igreja que dizem que os bons cristãos deveriam assumir candidaturas e uma postura política, para que traga mais honestidade neste meio. É uma função da Igreja orientar o povo, primeiro votar com responsabilidade e preparar pessoas para assumir cargos na política”, afirma.

Quanto às Comunidades Eclesiais de Base, dom Paulo diz que, dentro das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, é possível perceber mecanismos para que exista uma Igreja mais participativa, mais comunitária e até mesmo descentralizada na questão da paróquia até no sentido do dinamismo. “Tenho tentado trabalhar essa questão, na Diocese de São José do Rio Preto o nosso plano de pastoral tem como pano de fundo as Comunidades Eclesiais de Base, as redes de comunidade”, explica dom Paulo, ressaltando que em Uberaba estará disposto a assumir este novo desafio.

Para finalizar, o novo arcebispo de Uberaba diz ter ótima expectativa por saber que a arquidiocese da cidade é centenária, muito estruturada, organizada e, desta forma, pretende continuar as atividades de dom Roque. Na manhã de ontem, a comissão de cleros e o dom Roque foram a São José do Rio Preto para uma visita de cortesia a dom Paulo e também para tratar sobre a posse, que deve acontecer até o mês de maio.

Nenhum comentário: