Loading...

quinta-feira, 29 de março de 2012

Encontro das Comunidades Eclesiais de Base - Diocese Oliveira - MG




Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, os discípulos-missionários das Comunidades Eclesiais de Base da Diocese de Oliveira e da Paróquia-Irmã de Piedade dos Ge-rais – Arquidiocese de Belo Horizonte – reuniram-se na cidade de Carmo da Ma-ta para um momento de formação e de convivência.

O tema do Encontro – Comunidade de Comunidades -, que refletiu as luzes do Documento de Aparecida, da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011 – 2015) e do Plano Diocesano de Pastoral (2011 – 2015), atentou-nos para a urgência mis-sionária: “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.” (DGAE 2011 – 2015).
Alguns aspectos tiveram grande destaque no Encontro: a receptividade, acolhida e excelente organização do espaço para o Encontro por parte da Paróquia Nossa Senhora do Carmo na pessoa de seu pároco e vigário-geral da Diocese Pe. Vanir José de Oliveira; a integração entre os párocos – Pe. Onaldo, Pe. Antônio Orestes e Pe. Mériton, acessor diocesano para a CEB – e seminaristas – Carlos Roberto e Marcelo – que participaram do momento a serviço da missão; o grande número de jovens (cerca de 80 pessoas assistiram ao Encontro, destas, 15 eram jovens) discípulos-missionários que propiciaram novo ânimo à Comunidade e o grande espírito de comunhão existente entre os diversos carismas – RCC, Pastoral da Criança, Catequese, PJ, etc. – presentes nas Comunidades Eclesiais de Base.

Nossa Comunidade terminou o momento planejando as datas das Missões na Di-ocese e em Piedade do s Gerais. A primeira missão ocorrerá na Paróquia de São Sebastião – Campo Belo nos dias 20 a 22 de abril.

Até lá!

Nenhum comentário: