quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Festa de São Sebastião de Itambé - Ba, vira documentário





O vai e vem das comunidades eclesiais de base, os cuidados com cada detalhe, a fé e alegria do povo itambeense visivelmente presentes durante as comemorações dos festejos ao padroeiro São Sebastião foram registrados pelas lentes das câmeras do Grupo Territórios de Cultura Popular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (DGEO/POSGEO/UFBA) com o apoio do CNPQ e reunidos em um documentário. O vídeo "As comunidades de São Sebastião" será lançado dia 17 de fevereiro na Igreja Matriz de São Sebastião em Itambé.

As imagens e entrevistas do filme foram feitas durante a festa de São Sebastião em 2011. Os idealizadores procuraram retratar a mobilização das comunidades eclesiais de base do município para a organização da festa daquele ano, as missas, o cortejo e a procissão em homenagem ao padroeiro, que tem a presença de fieis das zonas urbana e rural de Itambé durante os dez dias de festividades.

O vídeo-documentário “As Comunidades de São Sebastião” é o segundo da série sobre manifestações religiosas no Estado da Bahia, iniciada com o vídeo “Territórios Sagrados: Luta contra a intolerância religiosa”, lançado em novembro de 2010 em Salvador, na programação da II Semana de Geografia Negra, no Instituto de Geociências.


Padre Juracy e dois dos idealizadores do Doc. Manoel Dias (sentado) e Marcelo Souza (com a câmera na mão)

Nenhum comentário: