quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Curso da CEBs no Rio Grande do Sul debate “Profetismo e Esperança”


cursosantamariars

Termina hoje, 11, na Casa de Retiros dos Irmãos Palotinos, em Santa Maria (RS), o 13º Curso Oscar Romero. Aproximadamente 80 pessoas das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) se reuniram, desde o dia 6, para estudar o tema “Profetismo e Esperança”. Este curso, de certa forma, queria contribuir para inserir os participantes na preparação ao 17º Encontro Estadual das CEBs do Rio Grande do Sul e para o 13º Intereclesial.

Este curso tem como objetivo fortalecer a caminhada das CEBs e a luta pela realização de um novo projeto de sociedade, fazer memória dos mártires e cristãos engajados desde os primeiros tempos até hoje e oportunizar aos participantes uma formação popular, ecumênica, visando uma transformação libertadora, destacam os coordenadores do evento.

O curso contou com palestras e mesas-redondas sobre “Educar para a Esperança e a Sustentabilidade” (Dr. Celo Ilgo Heinz e Dr. Balduino Andreola); “Profetas da Bíblia e Profetas de hoje” (Marcelo Barros); “As rupturas da sociedade contemporânea e a alternativa do capital social” (Dr. Dejalma Cremonese); “Sinais de Esperança e Profetismo no Ecumenismo e na Igreja de hoje”.

O assessor do Setor CEBs, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor Sérgio Coutinho, fará o encerramento com a palestra “Igreja Comunidade – sinal de esperança e profetismo”. Em sua exposição procurará acentuar a importância que a Igreja do Brasil dá às CEBs a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, de modo especial na sua 4ª urgência “Igreja: comunidade de comunidades”.

Nenhum comentário: