Loading...

sábado, 28 de janeiro de 2012

CEBs do Brasil realizam seminario em preparação para o 13º Intereclesial

A Diocese de Crato, no Ceará, acolheu o Seminário Nacional de Comunidades Eclesiais de Base - CEBs em preparação para o 13º Intereclesial, com o tema: "Justiça e Profecia a Serviço da Vida". O Evento teve início nesta segunda - feira (23) com a acolhida e palavra de dom Fernando Panico sobre: "Igreja Romeira e Missionária do Reino".

Na terça-feira pela manhã a assessoria foi de Roberto Malvezzi (Gogó), que refletiu a temática: Justiça e Profecia na Cidade e encerrou os trabalhos mostrando o Vídeo: Caldeirão da Santa Cruz do Deserto - Beato José Lourenço / Ecos do Caldeirão.

"Patriarcas, Profetas e Profetizas de ontem e de hoje" foi o tema de reflexão que ocupou a quarta - feira. Ainda pela manhã, os Assessores, padre José Marins e a Irmã Teolide Maria Trevisan trabalharam sobre as CEBs no contexto da América Latina e Caribe. A oração da tarde fez memória dos 50 anos do Concílo Vaticano II e em seguida, foi apresentado os 10 preceitos Ecológicos do Padre Cícero. O aprofundamento do tema contou com a assessoria de Rafael e Mercedes do Centro de Estudos Bíblicos - CEBI. O período da noite ficou por conta da apresentação Cultural do Projeto SOLARI (Comunidade do Chico Gomes) com a dança Cultural do côco.

Na quinta - feira (26), os participantes do Seminário fizeram uma visita ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço, onde foi celebrado o Ofício Divino das Comunidades. Na noite realizou-se a avaliação do Seminário com encaminhamentos para a Ampliada das CEBS que teve início na manhã desta sexta-feira, dia 27.

Fonte: Rede CEBs de Comunicação

***

CEBs









A Diocese de Crato, no Ceará, acolheu os participantes do Seminário Nacional das Comunidades Eclesiais de Base, que teve início na segunda-feira (23), no Centro de Expansão Diocesano Dom Vicente Matos, na cidade do Crato. O evento terminou na na quinta-feira (26), reunindo animadores das CEBs dos 17 regionais da CNBB, além de assessores, representantes da Ampliada Nacional das CEBs e os bispos referenciais.

Segundo Padre Vileci Vidal, Coordenador do Intereclesial, 2012 é o ano do aprofundamento e o Seminário obedece à dinâmica do plano de ação que está sendo desenvolvido rumo ao 13º Intereclesial, objetivando refletir sobre a caminhada romeira das CEBs.

Foram destacados temas como a justiça na Bíblia, e como as CEBs podem influenciar na proposta de um novo tipo de convivência entre as pessoas e com a natureza, como compreender a luta pela justiça na cidade e no campo, dimensão bíblica, teológica e pastoral das romarias no universo do catolicismo popular.

O seminário prepara os participantes para contribuírem nos encontros regionais, na assessoria do 13º Intereclesial e visa despertar a todos a continuarem alertas para a necessidade de fortalecer e criar espaços de comunhão e articulação entre as CEBs a nível paroquial, diocesano, regional e nacional. Além da vivência da comunhão de amor em comunidade e entre as CEBs numa íntima união com Deus e da unidade do gênero humano, ajudando na afirmação da identidade missionária das CEBs e discernindo os novos desafios a partir da experiência e da espiritualidade libertadora que elas já vivem, considerando a temática do intereclesial e a ecologia.

Participaram do evento 19 padres, 6 bispos, 4 religiosas e mais de 60 animadores dos regionais. Durante todo o seminário, os assessores participaram de entrevistas na Rádio FM Padre Cícero de Juazeiro do Norte. O seminário encerrou com uma romaria ao Caldeirão do Beato José Lourenço, declarado “Santuário das Comunidades”, onde aconteceu uma manhã de espiritualidade, que também marcou a abertura da 3ª reunião da Ampliada Nacional.

Nenhum comentário: