quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Padre Ernesto Moreira Lamim - Volta Redonda - RJ

COMPORTAMENTO: Padre Ernesto é homenageado

Nome de rua


Domingo, 20/11/2011, foi marcado no meio católico pelas homenagens que feitas ao Padre Ernesto Moreira Lamim, morto em 2009, aos 77 anos e que no último dia 13 estaria completando 80 anos. Ele passará a dar nome à antiga Rua 650, a da Igreja São Paulo Apóstolo, no Siderópolis. A iniciativa coube ao vereador Paiva, com apoio do prefeito Neto, atendendo pedido da comunidade da igreja católica e dos moradores do bairro.

A festa foi para todas as idades, pois a prefeitura de Volta Redonda promoveu mais uma edição do seu projeto “Domingo Alegre”, no mesmo local, das 8 às 13 horas, sendo que às 9 horas foi celebrada uma missa pelo bispo da diocese Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Francisco Biasin.

A Banda Municipal se apresentou às 10 horas, quando aconteceu a inauguração do totem com o nome do Padre Ernesto, dando nome à rua; e também a inauguração do busto do padre confeccionado pela comunidade da Igreja São Paulo Apóstolo. Ao meio-dia, os membros da igreja promoveram um almoço para arrecadar fundos para a paróquia. O prato será carne ao molho madeira, ao preço de R$ 7,00 por pessoa. E à noite às 19 horas, show musical com a banda católica MTN para encerrar as homenagens.

Padre Ernesto
Padre Ernesto, com sua simplicidade, foi talvez o padre que mais construiu igrejas e fundou comunidades eclesiais na diocese. Ele construiu as igrejas de São Sebastião (Sessenta) e São Paulo Apóstolo (Siderópolis). Fundou e construiu as comunidades Sagrado Coração de Jesus (Casa de Pedra), São José (Jardim Tiradentes), São João Evangelista (Jardim Belvedere), Santa Edwiges (Vila Rica), Divino Espírito Santo (Jardim Amália) e fundou a Comunidade Sagrada Família (Morada da Colina), que ainda está construindo o seu templo. Ele sempre foi um grande motivador das famílias, incentivando e coordenando por vários anos na nossa diocese o movimento do Encontro de Casais com Cristo e também a Pastoral Familiar.

Terceira vez que Padre Ernesto é homenageado publicamente pelo prefeito Neto. Em agosto de 2011, o prefeito e o governador Sérgio Cabral inauguraram a Ótica da Cidadania Padre Ernesto Lamin no Estádio Raulino de Oliveira. Em junho, o prefeito inaugurou a Praça Padre Ernesto Moreira Lamin na Morada da Colina.

Nenhum comentário: