Loading...

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mensagem para o Dia do Leigo - 2011

Dia 20 de novembro deste ano, a Igrejacelebra Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Tornou-se tradiçãocomemorar também o dia do leigo e da leiga neste dia. Este é também o últimodomingo do ano litúrgico. Queremos coroar Jesus Cristo Rei do Universo noúltimo domingo litúrgico do ano, lembrando com alegria os milhões de leigos quetestemunharam neste ano a mensagem de Nosso Senhor. Portanto, encerrar o anolitúrgico nada melhor do que destacar a grandeza e a beleza do laicato em nossaIgreja. Eis a missão dos cristãos que vivem na família, nas escolas, no mundodo trabalho, no esporte, nas Igrejas e que dão o verdadeiro testemunho doressuscitado com a vida.

“A voz do Senhor ressoa sem dúvida noíntimo do próprio ser de cada cristão, que, graças à fé e aos sacramentos dainiciação cristã, torna-se imagem de Jesus Cristo, insere-se na Igreja como seumembro vivo e é sujeito ativo da sua missão de salvação. A voz do Senhor,porém, também se faz sentir através dos acontecimentos históricos da Igreja eda humanidade, como nos lembra o Concílio: “O Povo de Deus, movido pela fé comque acredita ser conduzido pelo Espírito do Senhor, o qual enche o universo,esforça-se por discernir nos acontecimentos, nas exigências e aspirações, quecompartilha juntamente com os humanos de hoje, quais são os verdadeiros sinaisda presença e do desígnio de Deus. Pois a fé ilumina todas as coisas com umaluz nova, e faz conhecer o desígnio divino acerca da vocação integral do serhumano e, dessa forma, orienta o espírito para soluções plenamente humanas”(cf. Christefidelis Laicis n.3).

Destaca-se no modo simples, tangível,concreto, real e fé renovada que os leigos se tornam razão definitiva para quea manifestação de Jesus ao mundo é para salvar toda a humanidade, guiados peloEspírito Santo.

A Comissão Episcopal para o Laicato, que abrange todas as formas de experiência nobre dos leigos na Igreja e nomundo como batizados, privilegia as CEBs, (Comunidades que vivem na sua origemna base a beleza do ser Igreja), os Conselhos de Leigos espalhados em tantaspartes do imenso Brasil, os Movimentos e as Associações de Leigos com seusdiversos carismas e serviços, as Novas Comunidades de Vida que experimentam oseguimento a Jesus Cristo conforme o Espírito lhes inspirar, os que estudam ebuscam se aprimorar na formação de Fé e Política, querem ser força e fonte derenovação do ambiente onde o ser humano vive e espera a feliz chegadadefinitiva do Reino de Deus.

Com fé e devoção quero parabenizar atodos os leigos e leigas do Brasil em suas formas de vida cristã onde seencontram e desejam ser sinal fecundo do Evangelho e que celebrem alegrementecom a Igreja a festa de Cristo Rei do Universo.

Que o novo tempo litúrgico proporcionemuita luz na construção do Reino de Deus e possamos ter um mundo mais justo efraterno.

Que a Mãe Imaculada, mãe de Jesus enossa, volva seu rosto materno e nos ensine pelo caminho da ternura a sermosfelizes, na família, na sociedade e na Igreja.

Dom Frei Severino Clasen, OFM
Bispo de Caçador – SC
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato

Nenhum comentário: