segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mulheres das CEBs de Minas Gerais presentes na III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres


Aconteceu dia 16, 17 e 19 de Outubro, no Sesc Venda Nova em Belo Horizonte a III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. Cerca de 1000 mulheres participaram das discussões sobre igualdade no mundo do trabalho, educação inclusiva, saúde, enfrentamento à violência, entre outras. As propostas de políticas que contemplam a construção da igualdade de gênero, o fortalecimento da autonomia econômica, social e cultural, a erradicação da extrema pobreza e a garantia da plena cidadania são os principais temas colocados em debate. No Estado, a expectativa é elaborar o Plano Estadual de Políticas para Mulher. Os relatórios dos encontros municipais foram encaminhados à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese), regional de Divinópolis/MG. O município de Passos foi representado pela Assistente Social do CREAS, Luciene Silveira Machado Silva, pela Professora Lucimar Cristina da Silva, Andrea Luiza e Maria Aparecida dos Reis Gerônimo (CEBs). Andrea e Luciene foram eleitas representantes de Minas Gerais para a Conferencia Nacional que será realizada em Brasilia.


O Secretario Municipal de Assistência Social de Passos, Auro Maia, ressalta a importância da participação das mulheres de Passos, na Conferência Estadual e ainda a eleição de duas passenses para a Conferência Nacional. “A mulher passense vai conquistando o seu espaço e participando da elaboração das políticas publicas, abrindo novos horizontes e transformando a realidade”.


Conferência Nacional

A III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada em Brasília, de 12 a 14 de dezembro. A coordenação será da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).

O temário adotado é: análise da realidade nacional social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero; e avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e definição de prioridades. A Conferência será presidida pela ministra da SPM e presidenta do CNDM, Iriny Lopes.

Nenhum comentário: