segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CARTA DO II SULÃO DAS CEBs À IGREJA COMUNIDADE DE COMUNIDADES.

CEBs Sul 1


CEBs, Justiça e Profecia no Campo e na Cidade!

Irmãos e irmãs das Comunidades Eclesiais de Base de todo o Brasil, paz e bem.

Sob o céu paranaense, rico em chuva e generoso em ofertá-la, acolhidas pela hospitalidade e pela fraternidade cristã das famílias de Londrina, seguindo os trilhos da fé e movidas pelo combustível da esperança, as CEBs estacionaram por três dias seu trem e armaram sua tenda na Paróquia Santa Cruz. Com seus vagões cheios de alegria e esperança, mas impulsionadas pela indignação profética contra a injustiça e muitas vezes, a indiferença que tornam deserdados milhares de irmãos e irmãs empobrecidos, ousamos dizer com nossos mártires do ontem, do hoje e de sempre.. chega de tanta violência!

As Comunidades Eclesiais de Base de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, reunidas no II SULÃO, nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2011, com o tema “Justiça e Profecia no campo e na cidade”, a caminho do XIII Intereclesial das CEBs no Brasil, que será nas terras do Padre Cícero em 2014, nós, 246 (duzentos e quarenta e seis) delegados/as, refletimos sobre os sinais de libertação existentes em nosso meio. Sentimos porém, a ausência em nosso encontro, de pessoas de outras Igrejas cristãs.

Como Igreja comunidade que se identifica como Igreja caminhante, em movimentação dinâmica, fraterna e em comunhão com os oprimidos que se libertam, assumem as dores dos que sofrem, mas não negocia com os poderosos, nem abandona os que são os preferidos do Reino.

O trem das CEBs para em Londrina para abastecer seus vagões com a memória da historia e o testemunho dos mártires em busca da justiça. Denunciamos a violência das estruturas injustas que oprimem os pobres, exterminam os jovens e ferem a dignidade das mulheres. Do trabalho escravo, sobretudo nos canaviais, deixa o açúcar com cheiro e gosto de sangue. Também não podemos nos calar diante da iniqüidade da corrupção que em muitos de nossos Estados e Municípios, transformam vidas em cifras, sonhos em pesadelos e o bem comum em patrimônios ilícitos.

A chuva caía e o Coutinho não descia;

o aeroporto fechou, em outra cidade ele parou,

e para ajudar, o ônibus ainda quebrou.

Como o trem das CEBs não pode parar,

o Ferraro nos ajudou e com

“as cinco urgências da evangelização” nos desafiou.

Da fala dos assessores, da fala do povo e da plenária dos grupos, constatamos vários sinais de profecia e atitudes proféticas no campo e na cidade, nas diversas lutas em favor da vida, em nossas comunidades e na sociedade.

Voltamos às comunidades levando na bagagem o compromisso dos regionais de assumirem o profetismo pela justiça no campo e na cidade. Anunciamos, iluminados pela presença de Jesus ressuscitado, que caminha conosco e se apresenta como o mestre amoroso da escuta e da partilha, como no caminho de Emaús, que o Reino de Deus está próximo... Ele está no meio de nós.

Como batizados/as, conscientes de nossa missão, voltamos cheios de esperança para nossas comunidades. Caminharemos como cidadãos e cidadãs do Reino, rumos à Galiléia. Este é o lugar de encontro com o Jesus ressuscitado.

Pedimos a nossa mãe Maria, militante do Reino, mãe de Jesus e nossa mãe, que sejamos sempre mais sensíveis e capazes de sentir sua companhia em nossas lutas, ações e atitudes proféticas em nossas comunidades.

Londrina, 16 de Outubro de 2011.

Delegados e Delegadas dos estados do Paraná,

Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo

Nenhum comentário: