terça-feira, 11 de outubro de 2011

Jornadas Teológicas Andinas se aproximam

Dando continuidade aos eventos de preparação para oCongresso Continental de Teologia, que acontecerá em 2012 no Brasil, serárealizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro, na Universidade de San Buenaventura,em Bogotá, na Colômbia, as Jornadas Teológicas Andinas 2011.

Abaixo, uma breve convocatória sobre o evento. Parasaber mais sobre a Jornada Andina:

www.usbbog.edu.co/jornadas_teologicas

Bogotá, Colômbia, outubro de 2011

O ano de 2012 será um ano significativo para a Igrejana América Latina e Caribe: celebramos os 50 anos do Concílio Vaticano II,convocado pelo Papa Juan XXIII, e os 40 anos da publicação do livro “Teologiada Libertação. Perspectivas”, de Gustavo Gutiérrez. Texto que inaugura a ricatrajetória da teologina no continente latinoamericano. Para comemorar estesdois acontecimentos, Amerindia propôs a realização de um Congresso Continentalde Teologia em outubro, no Brasil.

Os dois referenciais comemorativos dão a perspectiva doevento: reler a partir do contexto que vivemos, a tradição latino-americanatecida em torno da recepção criativa do Vaticano II pela Conferência Geral doEpiscopado Latino-americano “Medellín”, pelas práticas das comunidadeseclesiais inseridas num contexto de injustiça social, a centralidade da Palavrae leitura popular da Bíblia, a opção pelos pobres, o testemunhos dos/dasmártires das causas sociais e nossa peculiar reflexão teológica, chavelibertadora.

Nesse contexto, surgiu a necessidade de convocar comoato de preparação do evento continental, algumas Jornadas Teológicas nocontinente americano durante o ano 2011. Estes eventos estão organizados porregiões: México – América do Norte; América Central – Ilhas do Caribe; RegiãoAndina e Cone Sul.

Amerindia solicitou a cooperação a TeoRed (Rede deFaculdades Teológicas da Colômbia) para as Jornadas Teológicas da RegiãoAndina. A TeoRed aceitou colaborar na organização e no desenvolvimento doprojeto que se chamaria Jornadas Teológicas Andinas 2011 (JTA 2011). Esteevento acontecerá na sede da Universidade de San Buenaventura, em Bogotá,durante os dias 19, 20 e 21 de outubro de 2011.

Com o novo impulso dado por Aparecida para a tradiçãolatino-americana, o momento atual é muito oportuno para movilizar a comunidadeteológica dos países andinos. Depois de anos particularmente difíceis, marcadospor tensões, desencantos, falta de perspectivas, dispersão e, inclusive, certadesmobilização dos teólogos (as), se faz necessário reavivar a reflexãoteológica.

Chegados a este ponto, é necessário advertir que afinalidade das JTA 2011, ultrapassa o propósito de fazer um balanço sobre atrajetória da teología em nossos países. Em grande medida, esta difícil eimportante tarefa já realizada em diversos congressos nacionais einternacionais dos últimos anos. O que mais urge, é olhar para o futuro, olhar longee, portanto, realizar um evento prospectivo, que se pergunte sobre os desafiose tarefas futuras da teología nos países da Região Andina, desde nosso atualcontexto cultural, social, político, econômico, ecológico, religioso eeclesial, globalizado e excludente.

Finalmente, é necessário levar em consideração que asprofundas transformações que atravessam os países da região, se demandacontinuidade no exercício teológico, desenvolvendo uma metodología que permitaresponder aos requerimentos da Igreja, realimentar a comunidades e movimentos,e que por sua vez, facilite formular novas perguntas e assumir desafios plurais.

Convidamos a toda a comunidade internacional para quese una e participe ativamente neste exercício de reflexão acadêmica de urgentenecessidade para nosso continente latino-americano.

Hugo Orlando Martínez Aldana Pbro.

Decano da Faculdade de Teologia.

Universidade de San Buenaventura, Sede Bogotá.

Coordenador da TeoRed

Markus Bueker

Coordenador Amerindia Colombia

www.usbbog.edu.co/jornadas_teologica

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário: