terça-feira, 11 de outubro de 2011

Jornada Teológica Região Norte é concluída na Cidade do México

A Teologia daLibertação continua viva, a partir do Deus que é Vida, como uma voz e missãoproféticas. Assim afirmou o coordenador geral da Jornada Teológica da RegiãoNorte, José Sánchez Sánchez, ao concluir os trabalhos “Esperança de libertaçãoe teologia, espiritualidade pela paz”, que se realizaram na Cidade do México.

Diante de mais detrês centenas de teólogos e teólogas, destacou que dentro da celebração dos 50anos do Concílio Vaticano II e dos 40 da Teologia Latino-americana, cristãos ecristãs de diferentes tradições religiosas conseguiram concretizar umaexperiência ecumênica que fortalece a esperança de libertação, no atualcontexto de violência, intolerância e fragmentação que arrasou com milhares devidas humanas.

“Sentimos o chamadode Deus nesta Jornada Teológica para ter pontes, para construir redes,fortalecer espaços que nos encaminhem para fazer eficiente a busca da paz efortalecer a esperança de nossos povos”, afirmou Sánchez Sánchez.

Na mensagem finalda Jornada, se reconheceu que as e os participantes podem constituir umaminoria e não representar oficialmente a suas respectivas instituiçõesreligiosas. “Contudo, somos cristãos e cristãs que desde a condução do Espíritode Deus vislumbramos os caminhos para a construção de uma Igreja samaritana euma sociedade nova desejada dentro desse ‘outro mundo possível’, onde caibam orespeito, o diálogo, a justiça, a compaixão: a Paz (Shalom)”, disse.

Sob esse propósito,acrescentou: Fruto do ‘ver, julgar e agir’, descobrimos realidades, luzes edesafios para nosso compromisso cristão e como integrantes das diferentesIgrejas, desde a fé em Jesus Cristo, o Senhor da História, afirmamos ecelebramos que a Teologia da Libertação continua viva, a partir do Deus que éVida, com uma voz e missão proféticas”.

O ano 2012 ésignificativo para as Igrejas na América Latina e Caribe, tanto se comemoram os50 anos da inauguração do Concílio Vaticano II e os 40 anos das publicações deRubem Alves e de Gustavo Gutiérrez sobre Teologia da Libertação.

Esperança de Libertação e Teologia foi o tema geralda Jornada Teológica Região Norte e envolveu a teólogos e teólogas do México,Estados Unidos e Canadá, como uma parte da preparação para o CongressoContinental de Teologia, que acontecerá de 7 a 11 de outubro de 2012, naUniversidade Unisinos, em São Leopoldo (RS), no Brasil.

A primeira Jornadaocorreu em abril, na Guatemala, para os países da América Central e Caribe/ asegunda, no Chile, em julho passaod, para o Cone Sul e Brasil. A diferençadessas Jornadas, a do México teve uma dimensão ecumênica, com a participaçãodas Igrejas históricas: Católica, Batista, Presbiteriana, Luterana e Metodista.

O tema geral foi Esperança de Libertação e Teologia ecomo eixo transversal Espiritualidadepela Paz, para o tratamento dos temas Migração, Participação Cidadã,Direitos Humanos, Economia, Práticas Eclesiais e Ecologia, associados pelaexperiência traumática da violência na Região do Norte do Continente.

De acordo com ocoordenador geral da Jornada Teológica da Região Norte, José Sánchez Sánchez,os trabalhos tiveram como principal objetivo “discernir os novos desafios deuma época marcada por profundas transformações e as consequentes tarefas parauma teologia a serviço da criação, humanidade com vida digna e para asexperiências de fé num mundo plural e globalizado”.

http://jornadasteologicas.org

jornadateologica@gmail.com

Para maior informação:Gabriela Juárez (04455 3059 8485) y Adriana Colín (04455 5477 7249)

Equipe deImprensa da Jornada

Fonte: Correio do Brasil


Nenhum comentário: