quinta-feira, 27 de outubro de 2011

II Sulão das CEBs - Compromissos



"As CEBs são forma privilegiada de vivência comunitária da fé, inseridas no seio da sociedade em perspectiva profética... São verdadeiras escolas que formam cristãos comprometidos... Elas são expressão visível da opção preferencial pelos pobres...” (DGAEIB 102 – 2011-2015.)

O II Sulão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) aconteceu entre os dias 14 a 16 de outubro com a presença de 207 participantes dos quatro Estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina na Arquidiocese de Londrina - PR.

O encontro foi muito proveitoso e animado. Refletimos sobre o tema Justiça e Profecia no Campo e na Cidade, assessorado por Sergio Coutinho, assessor nacional do Setor CEBs na CNBB, e pelo Pe. Benedito Ferraro, assessor da ampliada nacional das CEBs. No Sulão foram assumidos alguns compromissos pelos Estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo.

Paraná
• Reestruturação: formação bíblica com foco na profecia, juventude, ecumenismo e ações sociais em todos os sentidos;
• Agroecologia: denúncia aos agrotóxicos e atenção aos orgânicos, fortalecer a agricultura familiar, segurança alimentar (urbana e rural);
• Política: engajamento político e consciente e formação política.

Rio Grande do Sul
• Cidade: maior inserção nas pastorais sociais e movimentos populares;
• Campo: estreitar as relações das comunidades com os movimentos sociais, sindicais e afins ligados ao campo.

Santa Catarina
• Articular e dar continuidade a formação de leigos e leigas para assessoria regional;
• Ampliar o entendimento e opção política do que é como é ser CEBs;
• Fortalecer o trabalho em rede com a pastoral social, movimentos sociais, juventude, em perspectiva ecumênica;
Obs: estas prioridades serão contempladas nos encontros e reuniões regionais.

São Paulo
• Questão ambiental com destaque aos agrotóxicos;
• Planejamento urbano;

A Igreja de Santa Catarina, CNBB - Regional Sul4, foi representado por 24 animadores e animadoras dos Grupos de Reflexão/ Família (GR/F) e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) engajados nas comunidades nos trabalhos das seis dioceses: Caçador, Lages, Joinville, Florianópolis, Tubarão e Criciúma. A Arquidiocese se fez presente com dez animadores e animadoras das comunidades de nossas paróquias.

Além das reuniões e dos encontros regionais o II Sulão é uma preparação para o 13º Intereclesial das CEBs que acontecerá em 2014, na cidade de Juazeiro do Norte, diocese de Crato, CE.

Caminhando para fortalecimento das Comunidades Eclesiais de Base, com a certeza que o Senhor caminha conosco, continuaremos com ardor missionário sendo protagonistas a serviço da vida, propagando o Evangelho de Jesus Cristo no campo e na cidade.

Coordenação das CEBs e GR/F CNBB – Regional Sul4

Nenhum comentário: