quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Falecimento de Dom Enzo- de Jequitinhonha-MG




Na madrugada de segunda-feira, depois de uma longa vida dedicada ao Povo do Vale do Jequitinhonha, (mais de 50 anos), em especial a juventude carente rural, as crianças e idosos, as Comunidades Eclesiais de Base, o defensor do desenvolvimento sustentável das comunidades do Vale, da sua potencialidade, da sua cidadania, da valorização do homem e mulher do campo, DOM ENZO foi habitar o andar de Cima!

Vários foram os "meninos e meninas" do erroneamente chamado Vale da Miséria - o que é interessante para alguns - que puderam pelo seu ideal e dedicação exclusiva, de DOAÇÃO total, trilhar caminhos outros, antes não permitidos ou disponibilizados pelo poder político e social vigentes.

São hoje, Homens e Mulheres diferentes, muitos atuantes nas áreas de estudo escolhida/ofertada fora do habitual que lhes era disponibilizado mas principalmente, SERES HUMANOS que estão a fazer e farão diferença em suas Familias, nas Comunidades, no Vale, no País.

O Visionário Sacerdote, Professor, Doutor (falava 09 línguas), a principal, como São Francisco, a do AMOR, o incansavel Construtor de obras físicas necessárias e de Consciencias Criticas, não via limites para a OBRA.

Ficam hoje para nós o seu exemplo de Perseverança, Esperança, Fé , Despojamento e Humildade mas também, a sua constante Alegria, seu sorriso sincero e prazeirozo ao ver sempre os resultados positivos dos vários projetos sociais em execução que tinham como objetivo gerar Vida dígna ao Povo. Ficam suas obras escritas,sua Ousadia e Persistencia para com a EDUCAÇÃO !

O velório foi na Catedral de Araçuai e o enterro dia 26.10 no Cemitério Parque



Multidão se despede de Dom Enzo. O bispo foi sepultado em Araçuaí

Multidão se despede de Dom Enzo. O bispo foi sepultado em Araçuaí


Centenas de fiéis lotaram a Catedral de Araçuaí para o último adeus a Dom Enzo
A Catedral do Santuário de Araçuaí foi pequena para acomodar centenas de pessoas que foram dar o último adeus ao Bispo Emérito de Araçuaí, Dom Enzo Rinaldini, 86 anos, sepultado por volta das 10 horas da manhã de quarta-feira (26/10) na cripta da Catedral, no mesmo local onde também está sepultado Dom José de Haas que também foi bispo de Araçuai.

Do lado de fora da Catedral, foram colocadas dezenas de coroas de flores e faixas enviadas por prefeituras, entidades civis, casas comerciais e instituições religiosas com mensagens sobre o religioso que faleceu, vítima de um câncer na bexiga, no hospital da Unimed em Belo Horizonte na madrugada de segunda-feira (24/10).

“ Vim dar adeus ao segundo pai dos pequenos agricultores da Comunidade de Alagadiço”, dizia João Bosco Caldeira, 63 anos, o “ João Gato”, lembrando da pequena reforma agrária que Dom Enzo fez na fazenda Alagadiço, no município de Coronel Murta, quando há 22 anos ele dividiu as terras doadas à igreja pela fazendeira Mariquinha Murta. “ Foram 62 famílias beneficiadas com áreas que variam de 10 a 40 hectares”, lembrou João Gato.
Religiosos participaram da missa de corpo presente

O prefeito de Araçuaí, Aécio Silva Jardim, decretou luto oficial de três dias no município. “ Fica entre nós um vazio muito grande. Ele era uma referência positiva. Um homem que largou seu país para dedicar-se à pobreza, no Vale do Jequitinhonha. Fomos companheiros na administração do hospital São Vicente, entre 1982 e 2000. Dom Enzo deixa para gente um lição que é o da missão do dever cumprido, da religiosidade e da fé. Se todos tivessem a oportunidade de fazer um milésimo do que ele fez, Araçuaí estaria melhor”, disse o prefeito.

Centenas de católicos de toda a região, padres, bispos e diáconos participaram da celebração da missa de corpo presente, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Montes Claros dom José Alberto Moura, ao lado dos bispos Dom Severino, e Dom Dario, ex-bispos de Araçuaí. A cerimônia durou cerca de uma hora e meia.

“ Dom Enzo transformou a vida de muitos, como pastor, educador e sobretudo como pai”, dizia uma faixa do Colégio Nazareth. “ Sempre seguiremos seu exemplo de pastor em diversas instituições da nossa cidade”, expressava a faixa da Fundação São José de Água Branca do município de Itinga. “ Ele foi um exemplo para Araçuaí”, afirmou o estudante Renan Felipe Santos, 16 anos, que junto com outros colegas da Escola Frei Rogato, foi ao enterro do religioso.
Dezenas de faixas e coroas de flores foram colocadas na entrada da catedral

Quem foi Dom Enzo
Dom Enzo faleceu aos 86 anos vitima de um cáncer na bexiga
Italiano, Dom Enzo foi ordenado sacerdote na Diocese de Bréscia, na Itália em 1949. Chegou ao Brasil como missionário em 1968 , sendo ordenado bispo de Araçuaí em 1982. Em 1987 fundou a escola técnica Hagrogemito de agropecuária, geologia, mineração e topografia no antigo seminário de Araçuaí e onde também funcionou o Campus Avançado do Vale do Jequitinhonha da Universidade Católica de Minas Gerais. A escola fechou suas portas há dois anos após longa crise financeira.

Dom Enzo conseguiu ainda a concessão de uma rádio e um canal de TV para Araçuaí.

“Ele falava latim fluentemente, mas não falava de si. Quando provocado, santamente escorregava. Felizes os que tiveram a chance de ouvi-lo como professor”, lembrou o arcebispo de Montes Claros em sua pregação.

Um comentário:

Carmen Soares disse...

Boa noite,
Sou uma Araçuiense naturalizada, morei ai por 16 anos e apesar de hoje não mais estar ai, sempre acompanho o desenvolvimento deste lugar.
A cidade está muito linda,bem diferente de quando há deixei.
Don Enzo certamente deixará muita saudade.
Carmen Soares(TURMALINA MG)