PLANO DIOCESANO DE PASTORAL 2011 - 2015
Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)
Dentro as diversas expressões pastorais na Igreja, as Comunidades Eclesiais de Base ou CEBs, ocupam o lugar especial na América Latina e no Brasil: "Tem sido escolas e tem ajudado a formar cristãos comprometidos com a fé, discípulos e missionários do Senhor, como o testemunho, a entrega generosa, até derramar o sangue, de muitos de seus membros" (DAp).
O Documento de Santo Domingo fala das CEBs como células vivas da paróquia, entendidas como comunhão orgânica e missionária. Integradas por poucas famílias, as CEBs são chamadas a viver como comunidade de fé, de culto e de amor.
São animadas por leigos, mulheres, homens e clérigos adequadamente preparados no processo comunitário, em comunhão com os pastores.
PISTAS DE AÇÃO
- Formar os leigos para criação de novas lideranças em nossas pequenas comunidades rurais e urbanas e manter a formação anual das lideranças em todas as paróquias.
- Buscar o aprofundamento através de cursos diocesanos e paroquiais de Pré-Boa Nova e Boa Nova e curso de cantos pastoral.
- Fomentar em todas as paróquias uma formação permanente compreendendo as etapas da vida da pessoa. De modo a fortalecer as pequenas comunidades.
- Formar pequenos grupos de reflexão da Palavra de Deus visando fortalecer as "redes de comunidades", conforme contempla o DAp e intensificar a divulgação das CEBs.
- Promover missões com leigos nas paróquias e comunidades.
- Apoiar e incentivar as lideranças cristãs para o compromisso social.
- Renovar o ardor missionário, envolvendo a juventude na liderança da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário