segunda-feira, 24 de outubro de 2011

1º Congresso de Animação Bíblica da Pastoral


De 8 a 11 de outubro aconteceu o 1º Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral em Goiânia/GO, com o lema: Palavra de Deus viva e eficaz (Hb 4,12), promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Tive a grande oportunidade de ser liberada pela nossa Província para participar, representando a CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) São Paulo.

Objetivo do Congresso:Dinamizar o processo de reflexão e ação da Igreja, fazendo com que cada fiel, cada pastoral e as demais iniciativas eclesiais sejam perpassadas pela Palavra de Deus”, ou seja, atingir todos os agentes de pastoral e ser sempre mais animadores bíblicos da pastoral.
O Congresso foi um sonho que vinha sendo gestado desde o quadriênio anterior das Diretrizes Gerais da Igreja e aconteceu no início deste quadriênio 2011-2015 da CNBB. Participaram mais ou menos 500 pessoas de todo o Brasil.
Os temas abordados foram: A Igreja num mundo em mudança; A Palavra encarnadaPalavra Anunciada; Palavra preparada; Palavra vivida e celebrada; Pastoral na Vida da Igreja: uma nova compreensão de pastoral num mundo em mudança; da pastoral Bíblica à Animação Bíblica de toda Pastoraldo Concílio Vaticano II aos nossos dias; Pastoral Bíblica e animação Bíblica no Brasil; o que é a animação Bíblica da Pastoral.
Houve momentos de escuta – reação, celebrações Eucarísticas, Celebrações da Palavra, trabalhos em grupos com o exercício da Leitura Orante, plenários, peregrinação ao Santuário Santíssimo Pai Eterno – Trindade/GO, confraternização, noite cultural apresentada pelo grupo de teatro da PUC/Goiás, reunião por regionais com propostas para concretizar nas bases a Animação Bíblica da Pastoral e no último dia, uma carta – mensagem para todo o povo de Deus.
Eis a síntese da mesma: Palavra encarnada (visível, audível, tocável, princípio de todas as coisas, salvadora, transformadora, libertadora, ilumina, alimenta e leva à resistência na defesa integral da vida e da dignidade humana) é e dá sentido a tudo que somos e temos. Palavra alimenta: a fé, fortalece a esperança, concretiza o amor. Nestes dias resgatamos a memória do caminho que a Palavra fez conosco, procuramos ler os Sinais dos Tempos, buscamos entender que a Animação Bíblica da Pastoral é uma dádiva de Deus, sentimo-nos provocados a construir em nós e em nossas comunidades eclesiais, uma postura aberta e condizente com o divino processo transformador e revitalizador das pastorais, movimentos e pequenas comunidades, impulsionando o dinamismo, o crescimento e a irradiação dessa Palavra. Cabe-nos assumir, com coragem e juntos, a tarefa de fazer acontecer a Animação Bíblica de toda a Pastoral.
Cada participante recebeu no início do Congresso um CD com as palestras e no início de cada dia, uma equipe de captadores fazia a síntese dos acontecimentos, apresentada em slides.
Éramos cinco Irmãs Pastorinhas participantes: Ir. Adriana Cortellini, Ir. Antônia Brustolin, Ir. Daniela Vasconcelos, Ir. Florinda Dias Nunes e Ir. Vilma Rech.
Só podemos agradecer a Deus por estes dias de mergulho na Palavra de Deus encarnada!
Ir. Florinda Dias Nunes, sjbp
Assessores: Irmão Nery, fsc; Maria Cecília Rover; Pe. Joel Portella Amado; Frei Carlos Mesters; Francisco Orofino; Valdemar da Silva; Pe. Agenor Brighenti, Dom Juventino Kestering; Ir. Maria Aparecida Barboza, ICM; Ir. Lúcia Weilwe, idp, Dom Jacinto Bergmann; Mercedes de Budallés Diez e Katiuska Cáceres Pavez.

Nenhum comentário: