domingo, 2 de outubro de 2011

12º Encontro das CEBs Tres Fronteiras: Brasil, Argentina e Paraguai

Paróquia Santo Antônio de Santa Helena recebe Comunidades Eclesiais de Base, CEBs, das Três Fronteiras


Neste final de semana (1 e 2) a Paróquia Santo Antônio de Santa Helena recebe para a 12ª edição do Encontro das Comunidades Eclesiais de Base - Três Fronteiras das CEBs que envolverá os países do Brasil, Argentina e Paraguai.

O evento que acontece a cada dois anos, pela primeira vez será no interior da Diocese. As outras vezes foram nas paróquias de Foz do Iguaçu. O tema que será discutido nesse ano é “CEBs e Ecologia, Construindo Redes de Comunidade”.

O evento contará também com a participação do Professor Sergio Coutinho, que é o assessor nacional da CEBs junto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília.

De acordo com a coordenadora dos Grupos de Família de Santa Helena, Lorena Dobrans, toda população está convidada a participar da programação. Os interessados devem ir até a Paróquia Santo Antônio e fazer seu cadastro. “Serão 75 pessoas da Argentina, 50 do Paraguai e do Brasil, sendo cinco participantes por paróquia. Essas pessoas ficarão acomodadas nas casas de quem é solidário para acolher”, reforça a coordenadora.

TEMA – Para Lorena Drobrans, as paróquias da fronteira possuem uma realidade diferente de todo os demais municípios do Estado do Paraná. “Temos problemas sociais, políticos, econômicos diferentes das outras regiões. Esse momento será de reflexão, troca de informação e conhecimento, além das experiências vividas durante nossa caminhada. Iremos discutir também soluções para resolvermos os problemas sociais de Santa Helena e toda a região”, conta a responsável.

A abertura do evento será às 14h de sábado (1º) e às 18h será encerrado com a confraternização e as pessoas serão encaminhadas para o abrigo oferecido pelos moradores da comunidade de Santa Helena. No domingo (2) o encontro reinicia às 8h com a celebração, depois almoço e o término às 13h.


Nenhum comentário: