Loading...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Seminário discute os desafios para as CEBs no Nordeste

comunicadasCEBScaruaruCerca de 35 assessores e assessoras das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), pertencentes aos cinco Regionais da CNBB no Nordeste, se reuniram desde o dia 20, na Fundação Santuário das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste do Pernambuco, na diocese de Caruaru (PE), para participar do terceiro Seminário “As CEBs frente aos desafios do mundo contemporâneo”, promovido pelo Setor CEBs da CNBB em parceria com o Iser Assessoria, do Rio de Janeiro (RJ).

Este Seminário está na sequência de dois outros anteriores, realizados no Rio de Janeiro e em Brasília, e este último com assessores (as) das regiões Norte e Centro-Oeste.

O Seminário contou com a participação do padre Josenildo Lima, da arquidiocese da Paraíba, como assessor, e que trabalhou o tema “As CEBs: do Concílio Vaticano II à Aparecida”; o assessor do Setor CEBs da CNBB, Sérgio Coutinho, e Solange Rodrigues, do Iser Assessoria, trabalharam a “Identidade e Diversidade das CEBs”; Roberto Malvezzi, da Comissão Pastoral da Terra, do Regional Nordeste 3, apresentou “As CEBs diante dos desafios contemporâneos”, e procurou enfatizar a dimensão sócio-política; o sociólogo Alder Calado e o padre Reginaldo Veloso, ambos da arquidiocese de Recife-Olinda (PE), trabalharam os desafios para as CEBs no campo cultural e religioso. Já Hermínia Boudens, agente de pastoral da diocese de Caruaru, e o padre Nadir Zanchet, da diocese de Balsas (MA), apresentaram suas experiências de assessoria junto às CEBs apontando os aprendizados, os problemas, os desafios e pistas para o trabalho de assessoria.

Segundo Maria das Chagas, assessora da diocese de Campina Grande (PB), o seminário a “animou para animar, deu base para este serviço de assessoria, visando uma formação e a conscientização de nosso povo, para que seja sujeito de transformação”.

“Foi muito significativo para todos os participantes o local da realização deste seminário. Em 1989, as Comunidades Eclesiais de Base do Agreste do Pernambuco constituíram uma Fundação: a do ‘Santuário das Comunidades’ e, ao longo dos anos, ela construiu o seu próprio Centro de Treinamento que leva o mesmo nome”, afirmou Hermínia Boudens, coordenadora do Santuário.

O quarto e último Seminário está previsto para os dias 08 a 11 de dezembro, em São Paulo (SP), com assessores e assessoras dos Regionais Sul e Leste da CNBB.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: