Loading...

domingo, 4 de setembro de 2011

CEBs Regional Sul IV - Santa Catarina




01/09/2011

As coordenações dos Grupos de Família e CEBs do estado de Santa Catarina estiveram reunidas nos dias 26 a 28 próximos passados, na Arquidiocese de Florianópolis, na Comunidade Mont’ Serrat, uma das comunidades do Maciço formado pelas dezessete comunidades do Morro, onde o Pe. Wilson Groh mora e desenvolve seu trabalho evangelizador há quase 30 anos.


Nestes três dias, os cinqüenta representantes de 09 das 10 Dioceses do Regional Sul IV, além de vivenciarem 03 dias num ambiente de verdadeiras Comunidades Eclesiais de Base, definiram a organização, metodologia, subsídio popular, cartaz, oração e cantos para o 11º Estadual das CEBs que acontecerá nos dias 20 a 22 de abril de 2012,


Pe. Wilson, em suas contribuições fez lembrar além de outros pontos importantes, que os empobrecidos são elementos constitutivos da fé e que evangelizar é humanizar. Que precisamos sair de uma pastoral de conservação para uma pastoral de conversão, de renovação eclesial numa pastoral missionária, neste tempo marcado por uma mudança de época, tão citada nos documentos da Igreja.


Tivemos também a oportunidade de ver e sentir vivenciando, como é possível os grupos, as comunidades pobres, se organizarem e poderem crescer nos aspectos: social, econômico, educacional e espiritual quando dispõem do apoio de alguém que lhes mostre os caminhos e os oriente para a conquista dos seus direitos básicos de cidadãos.


Refletimos também sobre o desafio de os nossos Grupos de Famílias, organizando-se em redes, caminharem na formação de comunidades Eclesiais de Base, contribuindo na reformulação das estruturas das Paróquias, conforme os documentos de: AP., DGAE e em nossa Diocese de Tubarão, conforme o novo Plano Diocesano de Pastoral.


Da Diocese de Tubarão participaram: Virton e Rosa Della Giustina, coordenação diocesana, Vilma Bressam, da comarca de Jaguaruna e Adelícia Junkes Cunha, da comarca de braço do Norte.

Rosa Junkes Della giustina

Nenhum comentário: