segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CEBs São Silvestre Jacareí - Bodas de Prata


“ CEBs E O MEIO AMBIENTE”

DEUS ESTÁ PRESENTE EM NOSSA CAMINHADA: 25 ANOS

A semana da comunidade da nossa paróquia é realizada com a participação das CEBs , pastorais e movimentos . Este ano estamos completando 25 anos de CEBs na nossa paróquia. Há 25 anos quando éramos ainda quase-Paróquia ( termo feio né...) , Dom Euzébio bispo diocesano fez um pedido ao Diácono Joel e padre Toninho que formasse grupos de CEBs nas ruas da comunidade para que só assim ele pudesse sagrar a quase paróquia como Paróquia de São Silvestre.

Assim se fez e em setembro de 1986 iniciou-se os grupos nas ruas , cada qual com seu nome e o Santo de devoção .Este ano para comemorarmos as Bodas de Prata das CEBs , vamos refletir o tema da CF/2011 “CEBs e o meio ambiente”. E teremos cada noite em cada setor um tema específico e vamos trabalhar o VER, JULGAR e AGIR em cima do meio ambiente.

Teremos palestras, brincadeiras, brindes, teatros, missas, celebrações e uma caminhada terminando com plantio de mudas de árvores( para formar um bosque ).

Estamos contando com a parceria do NEA ( Núcleo de Educação Ambiental da FIBRIA) que irá ministrar algumas palestras sobre coleta seletiva, reciclagem e o cuidado com o meio ambiente e formação de multiplicadores para trabalharem na comunidade.

Durante a semana, nos nossos encontros, vamos usar somente reciclagem desde a decoração até as lembrancinhas.

Contamos com a participação de toda comunidade e “Entrem na roda com a gente , porque você é muito importante “ VEM !!!

Sirlene Aparecida da Costa e Vilma Galli, coordenadoras das Cebs





A Semana da Comunidade deste ano traz como destaque as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Paróquia São Silvestre, que completa 25 anos. E todas as comunidades são convidadas a celebrar o “jubileu de prata” das CEBs, que marcaram o início da instalação da Paróquia São Silvestre.

O tema “CEBs e Meio Ambiente – Deus está presente em nossa caminhada – 25 anos”, é inspirado na Campanha da Fraternidade 2011 – “Fraternidade e Vida no Planeta”.

Comunidade
A partir do tema, foi elaborada uma programação que une evangelização e ações educativas com o objetivo de conscientizar as pessoas de que o cuidado com a natureza é compromisso de cristão e deve começar na própria comunidade.

“Somos todos responsáveis pela preservação e cuidado com o Meio Ambiente. Através dos nossos pequenos gestos no dia a dia, podemos contribuir com a vida do Planeta”, destaca a coordenadora das CEBs, Sirlene Aparecida da Costa.

As CEBs começaram antes da criação da Paróquia São Silvestre, conforme lembra a coordenadora paroquial Sirlene Aparecida da Costa.

“Eramos “quase paróquia”, quando Dom Eusébio (bispo diocesano na época) fez um pedido ao saudoso diácono Joel e ao padre Toninho, para que se formassem os grupos (CEBs) nas ruas do distrito, pois somente assim seria criada a Paróquia São Silvestre. Em setembro de 1986 iniciaram-se os grupos nas ruas, cada um com o seu nome e santo de devoção. O tempo passou, vieram conquistas e também muitas dificuldades, mas seguimos perseverantes com a graça de Deus. E continuamos a missão de evangelizar nossas comunidades por meio das CEBs”.

11/09 (domingo) - 18h - Matriz São Silvestre - Missa de Abertura - Tema : “Deus está presente em nossa Caminhada”

12/09 - (2ª feira) - 19h30 – Rua João Barrios Madolen (Setor I) -Tema: “A partilha gera Vida”

13/09 - (3ª feira) - 19h30 - Rua Rognei da Silva Fausto (Setores II e III) - Tema: “A Centralização do Poder destrói a Comunidade”

14/09 - (4ª feira) - 19h30 – Capela São Benedito (Setor IV) - Tema: “Deus se faz presente nas relações cotidianas”

15/09 - (5ª feira) - 19h30 - Missa - Matriz São Silvestre -Tema: “Sem Deus e sem a sua Palavra em nossa Vida não podemos nada”

16/09 - (6ª feira) Setor VI - 19h30 - Capela São José - Comunidades São José e Santo Expedito – Tema: “Construir Comunidade , Missão de Todos”

17/09 (sábado) – 08h - Caminhada de conscientização sobre o Meio Ambiente, saída da Matriz de São Silvestre até a Capela São Benedito, onde haverá plantio de árvores (bosque)
19h30 - Missa - (setor V) Capela Santa Rosa de Lima - Tema: “Deus quer vida em plenitude para todos” -

18/09 (domingo) - 18h - Matriz São Silvestre - Missa de encerramento – Tema: “ A Vinha é grande e os operários são poucos”

Nenhum comentário: