sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CEBs do Nordeste III - A Paróquia de Angical acolhe o 2º Encontrão das CEBs do Vicariato II







No domingo 11, foi realizado em Angical, o 2º Encontrão das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base do Vicariato II na Paróquia de Angical com a participação das Paróquias de Cristópolis, Baianópolis, Brejolândia, Tabocas do Brejo Velho e Angical/Missão.

Com Tema: A Palavra de Deus na Vida das Comunidades, cerca de 400 pessoas passaram todo o dia envolvidos com as reflexões feitas pelo Pe. Tião da Diocese de Ilheus e membro das CEBs no Reg. NE III. Foi um encontro muito bom, com uma rica experiência, marcado também com a participação da equipe de animação dos Encontros das CEBs de Cristópolis, apresentação dos Congados, da Filarmônica Filhos do Oeste e outros.

A experiência ofereceu condições para cada participante pensar e refletir sua missão de animador/a na Comunidade onde está inserido e assim exercer seu papel de cristão comprometido.

"Nas CEBs temos comunidades de iguais... ninguém pode ser excluído nas bases... temos que ver o nosso rosto na nossa comunidade, o Verbo não ficou em cima, desceu; não ficou na posição vertical, ficou na posição horizontal, não podemos ser coniventes com o topo da pirâmide". Afirmou o Pe. Tião.

Graças as Comunidades de Base que a Igreja consegue organizar a pastoral em torno das paróquias. As CEBs permitem que a organização paroquial se dê através de comunidades menores, onde os membros podem estabelecer laços comunitários entre si. Assim, as paróquias podem se tornar verdadeiras comunidades paroquiais.

Uma Missa presidida por Pe. Manoel e concelebrada pelos Padres, Ariovan, Paulo Sérgio, Reinan, e Tião (Diocese de Ilheus) e a participação dos Diáconos Jocleilson e Alexandre, encerrou o dia de encontro.

Ao final do encontro, os participantes escolheram a Paróquia de Brejolândia para sediar o próximo Encontrão das Comunidades do Vicariato II em 2012.

Nenhum comentário: