quarta-feira, 8 de junho de 2011

Santiago sedia Jornada Teológica para Cone Sul e Brasil

De 12 a 15 de julho, Santiago do Chile será a segunda cidade a receber a Jornada Teológica de preparação e mobilização para o Congresso Continental de Teologia (CCT).

A primeira Jornada foi realizada, em abril, na Guatemala para os países da América Central e Caribe. No Chile, o encontro será para os países do Cone Sul e Brasil. O CCT, que será realizado em outubro de 2012, tem como principal finalidade pensar sobre os desafios e tarefas futuras da teologia da libertação na América Latina.

Serão realizadas ainda mais duas Jornadas: uma na Cidade do México, para mexicanos e hispanos dos Estados Unidos; e outra em Bogotá, para os países andinos. A proposta é que as Jornadas se realizem dentro dos mesmos objetivos e metodologia do Congresso Continental e se constituam num momento privilegiado de preparação.

A Jornada do Chile homenageia Ronaldo Muñoz, que foi um dos mais relevantes teólogos da corrente da teologia da libertação na América Latina, falecido em decorrência de um câncer em 2009, aos 76 anos.

A programação inicia no dia 12, na Universidade Católica Raul Silva Henríquez, com uma sessão inaugural, na qual será realizada a conferência "Realidade Econômico-social do Cone Sul: crise da globalização neoliberal e passagem à multipolar", com professor argentino Daniel García.

A cada dia, as atividades iniciarão com uma oração que lembrará os mártires dos países participantes.

No dia 13, as palestras giram em torno do tema aplicação e recepção do Concílio Vaticano II, passados 50 anos de sua formulação.

No dia 14, um painel com participação de teólogos do Brasil, Chile e México versará sobre como escutar e falar de Deus no contexto atual.

Teologia e prática libertadora será o tema do último dia (15).

Nos dias 13 e 14, a programação contará também com as Mesas de Trabalho.

Os participantes poderão escolher dentre diversos temas de seu interesse para debater em grupos.

Teologia e formação religiosa, ciências naturais e teologia, filosofia dos povos originários, gênero, integração regional, leitura comunitária da Bíblia são alguns dos temas disponíveis.

No dia 15, serão apresentadas as conclusões de cada Mesa, que contribuirão para a formação da Mensagem da Jornada.

O Congresso Continental de Teologia

O Congresso Continental de Teologia (CCT) ocorre no marco de dois acontecimentos significativos para a Igreja Católica na América Latina e Caribe: 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II; e os 40 anos da publicação do livro Teologia da Libertação - Perspectivas, de Gustavo Gutiérrez.

As duas referências comemorativas apontam os objetivos do Congresso: propiciar uma análise da realidade eclesial atual; reler, a partir do contexto contemporâneo, a tradição latino-americana; discernir os desafios e tarefas futuras da teologia na América Latina; e contribuir para que a teologia latino-americana "continue sendo instância retro-alimentadora das comunidades eclesiais em uma perspectiva libertadora", aponta o projeto do evento.


Camila Maciel

Fonte: Adital

Nenhum comentário: