Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para quinta edição do Selo Escola Solidária. A iniciativa realizada pelo Instituto Faça Parte reconhece práticas voltadas para melhorar o ensino brasileiro de forma integrada a uma prática social. Podem concorrer escolas públicas e particulares de educação básica de todo o país.
Para participar os projetos devem ser realizados dentro da modalidade ‘voluntariado educativo’, uma proposta que visa estimular a cultura do voluntariado, com caráter pedagógico.
As ações devem estar em andamento e estarem integradas ao currículo escolar.
De acordo com os organizadores, a proposta do selo é incentivar a divulgação de boas práticas, que evidenciem como as escolas conseguem driblar questões do dia a dia, despertando a vontade dos alunos pelo aprender. O resultado será divulgado em setembro deste ano.
“É o que chamamos de voluntariado educativo, uma maneira de dar significado aos saberes escolares e à vivência de valores por meio do desenvolvimento de atividades sociais planejadas sem deslocar a escola da sua principal função: a de promover a aprendizagem e a formação para a cidadania”, explica a coordenadora executiva do instituto, Katia Mori.
Os projetos serão analisados de acordo critérios, como pertinência com o conceito de voluntariado educativo e resultados pedagógicos e sociais alcançados até o momento.A ação conta com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Desde 2003, 16.181 projetos foram reconhecidos pela iniciativa em todo o país
Fonte: Responsabilidade Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário