domingo, 12 de junho de 2011

12º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base em Juína

Comunidades de base se reúnem em Juína


Seguiu, sexta-feira, dia 10, de ônibus para Juína, a 734 quilômetros de Cuiabá, um grupo de cerca de mil militantes que atuam em suas bases religiosas. Eles vão participar do 12º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Até domingo, representantes de comunidades irão tratar do tema “CEBs – Justiça e Profecia à Serviço da Vida”.

Conforme Maria Rossi, coordenadora Regional – Oeste 2 das CEBs e membro da ampliada nacional, explica que esse encontro é mais uma fase preparatória para o 13º Intereclesial das CEBs, que já está marcado para janeiro de 2014, entre os dias 1 a 7, no Ceará, diocese de Crato.

“Este é momento de fortalecimento das comunidades, de assumir prioridades, de perceber qual é a nossa contribuição nas nossas comunidades e na Igreja”, explica Maria.

Keka Werneck, da Assessoria de Imprensa do Centro Burnier Fé e Justiça



CEBs reunidas em Juína celebram e alimentam em sua fé:

Na Palavra – que é Força e Luz,

Na Profecia - que desperta e revigora,

Na Justiça do Reino - utopia sem volta, sonho sem fim,

No encontro de irmãos – jeito sempre antigo e sempre novo de ser Igreja.

No início da Igreja, como nos dias de hoje, são as Comunidades Eclesiais o jeito mais original, privilegiado, fraterno e fecundo de viver a fé na pessoa de Jesus e no seu seguimento. Cada pessoa, ao encontrar-se com o Senhor Ressuscitado na pregação dos apóstolos e seus sucessores, buscava e busca ainda hoje, na comunidade, o lugar elevado de comunhão, o alimento da fé e a força renovadora do Espírito para dEle se fazer discípulo/a missionário/a. As comunidades de nosso regional estarão reunidas em Juina, nos dias 11 e 12 de junho próximo. Acolhidas e orientadas por Dom Neri José – Bispo referencial para as CEBs em Mato Grosso - e animadas por suas coordenações diocesanas e regionais, vão celebrar e clarear sua fé na Palavra do Deus que fortalece e ilumina a caminhada. No encontro com muitos irmãos e irmãs (cerca de mil pessoas: clérigos, religiosos e leigos) vão haurir forças para seguirem o Senhor da Vida nos caminhos da história, da nossa história, que vamos construindo hoje pelos caminhos de Mato Grosso. Vão reviver a Profecia e realimentar sua esperança na justiça e na paz do Reino que não se faz sem elas. Vão experienciar e testemunhar que é mesmo na comunidade que se vive, se realiza e se propaga a fé. Aquela fé que move montanhas e dá sentido à vida. Fé que se torna intimidade com o Senhor no cotidiano, conforto no sofrimento, ternura na dor, serviço aos pobres, missão na Igreja, diálogo respeitoso com o diferente, testemunho de comunhão; fé que desinstala, que se faz esperança, que não decepciona. Às nossas comunidades, cumprimentos, acolhida, apoio, adesão, orações, gratidão.

Pe. Antenor Petini – Secretário Executivo –

CNBB Regional Oeste 2

Nenhum comentário: