Loading...

sábado, 11 de junho de 2011

7ª edição do Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes

Governo do Estado promove 7ª edição do Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes

Dom Luis Gonzaga FernandesO Governo do Estado promove a 7ª edição do Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes, homenagem prestada ao bispo que desenvolveu no Espírito Santo, importantes ações em defesa e na afirmação dos direitos humanos bem como contribuiu diretamente para reconstrução da democracia capixaba.
O prêmio, que será entregue no dia 24 de agosto, se firma como forma de reconhecimento por toda contribuição dada por Dom Luis à humanidade, através de seu trabalho pela construção de uma nova realidade social marcada pelo apelo e materialização da justiça, solidariedade, fraternidade e harmonia com a natureza. Todo o seu trabalho foi desenvolvido com crença na palavra, no contato direto e no respeito ao próximo.
O prêmio é voltado para pessoas, grupos, entidades e organizações que se destacam na defesa e na afirmação dos direitos humanos. Os candidatos devem encaminhar as inscrições aos cuidados da Comissão Especial do Prêmio “Dom Luis Gonzaga Fernandes” até 15 de julho de 2011.
Dom Luis Gonzaga Fernandes
Dom Luis era nordestino, nascido no Rio Grande do Norte, e tinha na perseverança a sua característica mais marcante. Tecia projetos humanos descobrindo os talentos e aptidões de cada um e semeava confiança e fé por onde passava. Tinha habilidade com a arte de educar, e no papel de professor incentivava a construção de novas idéias através da formação de opinião.
Com suas práticas democráticas e humanas, o religioso despertou consciências para a justiça, para a solidariedade e para a redução das desigualdades sociais. Um exemplo foi o reconhecimento da mulher, situação que contribuiu para a valorização da população feminina nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB), na Igreja e na sociedade.
Dom Luís Gonzaga Fernandes exerceu seu ministério na Arquidiocese de Vitória (1966–1981), ao lado de Dom João Batista da Mota e Albuquerque, apoiando-o e compartilhando sua missão. Neste período, contribuiu de maneira fundamental para o processo de reorganização e reestruturação da Igreja Católica no Espírito Santo. Em 1981, Dom Luís foi nomeado bispo de Campina Grande, na Paraíba.
Na atuação pastoral de Dom Luís, destacam-se a implantação e o desenvolvimento das Comunidades Eclesiais de Base, a criação da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória (1976), e a criação de diversas Subcomissões de Defesa dos Direitos Humanos Fundamentais (Direito à Moradia, à Educação, à Saúde, dentre outras).
O bispo faleceu em 4/4/2003, em João Pessoa (PB) onde foi sepultado na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, aos pés do altar de Santa Terezinha, na cidade de Campina Grande.
INSCRIÇÃO
Os documentos de inscrição devem obrigatoriamente ser enviados impressos
e em CD room, com alta definição (arquivos em JPEG e Corel Draw), para o
caso de serem publicados.
1. Ficha de inscrição do concurso;
2. Curriculum vitae e documentos comprobatórios;
3. Quando individual, o documento a ser apresentado é sobre a história de vida do candidato que justifique a outorga do prêmio.
4. Quando Grupo ou Institucional, o documento deverá conter os tópicos abaixo:
a) Resumo (até 200 Palavras);
b) Apresentação;
c) Introdução;
d) Metodologia;
e) Abrangência Física;
f) Resultados;
g) Fotografias (quando houver).
O documento deve ser enviado em arquivo PDF com no máximo 50(cinqüenta) páginas de texto corrido, em Times New Roman 12, espaço 1,5, papel A4, margens 3 cm esquerda, direita, superior e inferior, páginas numeradas.
As inscrições deverão ser enviadas por Sedex para o seguinte endereço:
Palácio da Fonte Grande, Rua Sete de Setembro, nº 362, Centro, Vitória, ES,
CEP 29015-000, até as 23h59min do dia 15 de julho de 2011, a valer pela data
do carimbo, ao protocolo da Secretaria de Estado do Governo, em envelope
fechado, aos cuidados do Presidente da Comissão Especial do Prêmio “Dom
Luis Gonzaga Fernandes”.
Edital
O edital encontra-se disponível no site do Governo do Estado www.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEASTDH
Rodrigo Sant’ana / Flávia Pinheiro
ascom@setades.es.gov.br
Tels: 3314-5707 / 9949-3340
Texto: Flávia Pinheiro

Nenhum comentário: