quinta-feira, 12 de maio de 2011

Solenidade da Santíssima Trindade: Encontro de CEBs de Três Rios e Levy Gasparian

A Igreja em Três Rios e Levi Gasparian é constituída de quarenta e sete Comunidades Eclesiais, organizadas em quatro paróquias.

Muitas destas comunidades vieram das antigas capelas.

A maioria, todavia, das CEBs, Comunidades Eclesiais de Base, que nasceram do trabalho missionário generoso dos Pe Rocha (nas paróquias de Levi, Triângulo e Vila Isabel) e Pe Francisco e Pe Valentin (na paróquia de São Sebastião).

Nos últimos tempos essas CEBs perderam muito do seu dinamismo pelas novas formas de se organizar a ação evangelizadora; estas centradas em movimentos mais querigmáticos, ou seja, mais preocupados com o primeiro anúncio de Jesus Cristo em meio ao crescimento das seitas.

Contudo, a semente da comunidade é resistente e basta dar um pouco de espaço que germina e floresce.

Essa força da Igreja das bases, dos pobres eclode assim nas reuniões de preparação ao Encontro de Comunidades Eclesiais e de CEBs de Três Rios e Levi Gasparian, agendado para a Solenidade da Santíssima Trindade, em 19 de junho.

A organização do mesmo é feita em mutirão com todos os dirigentes dessas quarenta e sete comunidades, coordenados pelo Pe. Medoro, pelas duas leigas que nos representam na Comissão Diocesana de CEBs: Tereza (Cantagalo) e Cláudia (Moura Brasil), pelos leigos das CEBs que foram aos Encontros Inter-eclesiais de CEBs (nacionais): Cesar (Pilões), Marineis (Ponte das Garças), Sandra (Moura Brasil), Mosquito (Triângulo), Fátima e Dilcéia (Portão Vermelho) e Sílvio (Monte Castelo).

No quarto encontro dessa equipe e na segunda reunião de todos os dirigentes, foram definidos os objetivos e a programação do :

Encontro Inter-comunitário de Comunidades Eclesiais e de CEBs de Três Rios e Levy Gasparian

Objetivos:

1) Celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade, a Melhor Comunidade.

2) Reunir todas as Comunidades Eclesiais para resgatar o espírito e o jeito de ser Igreja dos pobres, de tamanho humano como as CEBs.

3) Re-vitalizar as CEBs e promover a articulação das mesmas através da Comissão de CEBs e do CEBI..

4) Tomar conhecimento da preparação do “13º Encontro Intereclesial de CEBs” (Ceará, jan. 2014).

Dinâmica do Encontro:

1) Animação inicial

2) Acolhida

3) Apresentação das Comunidades

4) Ofício Divino com recordação da caminhada das CEBs na região e Homenagem ao Pe Rocha e ao Pe Combin

5)Painel: CEBs, a Igreja que queremos ser: trabalhadoras e trabalhadores reunidos e unidos pela Palavra, fervorosos na oração e comprometidos com a justiça e a profecia a serviço da vida, para o testemunho do Ressuscitado.

I) Pe Damião da Cruz (Assessor Diocesano das CEBs): A atual caminhada das CEBs na diocese e no Brasil

II) Pe Marcos Aurélio Rabelo (Representante do Regional Leste1 da CNBB na Comissão Ampliada de Preparação do 13º Encontro Inter-eclesial de CEBs): O 13º Encontro Intereclesial de CEBs” (Ceará, janeiro de 2014)

Tema: “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”

Lema: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”

III) Marilda Fernandes (Coord. do CEBI – Centro Ecumênico de estudos Bíblicos de Valença): Igreja das CEBs a partir da Oração do 13º Encontro Intereclesial

IV) Iracy Ferreira (Coordenadora do CEBI – Centro Ecumênico de estudos Bíblicos de P. Sul): Articulação das CEBs a partir da animação bíblica das pastorais pelo CEBI

6) Apresentação Criativa das Comunidades das 4 paróquias sobre as conclusões das reflexões bíblicas sobre “A Igreja, Comunidade que se reúne nas casas”,

7) Almoço

8) Tribuna do Povo

9) Encaminhamentos Práticos

10) Eucaristia Afro-inculturada

Nenhum comentário: