Loading...

quinta-feira, 12 de maio de 2011

CEBs : Diocese de Cachoeira do Sul

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são comunidades ligadas principalmente à Igreja Católica que, incentivadas pelo Concílio Vaticano II , se espalharam principalmente nos anos 1970 e 80 no Brasil e na América Latina.

Consistem em comunidades reunidas geralmente em função da proximidade territorial, compostas principalmente por membros das classes populares, vinculadas a uma igreja, cujo objetivo é a leitura bíblica em articulação com a vida.

Através do método ver-julgar-agir buscam olhar a realidade em que vivem (VER), julgá-la com os olhos da fé (JULGAR) e encontrar caminhos de ação impulsionados por este mesmo juízo á luz da fé (AGIR).

A ação encontra respostas variadas segundo as circunstâncias, transcendendo os limites das igrejas.

Estas comunidades impulsionaram a criação de clubes de mães,associação de moradores inserção no movimento operário, e outras iniciativas que fortaleceram o movimento social.

Durante a luta contra a ditadura militas, deram uma grande contribuição à redemocratização do Brasil

NOTÍCIAS DAS CEBs

A equipe de articulação das Comunidades Eclesiais de Bases da Diocese de Cachoeira do Sul, torna púbico algumas informações sobre as próximas atividades das CEBs na diocese, no Rio Grande do Sul e a nível nacional.

Iniciando pelo 13º Encontro Estadual de CEBs que ocorrerá na Arquidiocese de Santa Maria, do dia 26 a 29 de julho de 2012. Sob o tema “Justiça e profecia a serviço da vida” e o lema “CEBs: Proféticas e Missionárias na Vivência do Reino”.

As reuniões ampliadas estaduais de CEBs em preparação ao 13º Encontro Estadual de CEBs ocorrem na Comunidade Nossa Senhora Medianeira (Santa Maria) nos dias 9 e 10 de julho e 10 e 11 de dezembro.

A equipe de articulação conta com a presença dos representantes das áreas da Diocese de Cachoeira do Sul nestas reuniões ampliadas.

O encontro regional, de toda região sul do Brasil, será em Londrina ou Curitiba (Paraná), de 14 a 16 de outubro de 2011, chamado de SULÃO das CEBs, terá 30 representantes do estado do Rio Grande do Sul, sendo 2 representantes de cada diocese.

Em nível de diocese, no ano de 2013 será realizado o 7º Encontro Diocesano de CEBs na Paróquia Santa Ana em Santana da Boa Vista, área Sul da diocese de Cachoeira do Sul. A primeira reunião ampliada em preparação ao diocesano ocorrerá na paróquia Santa Ana no dia 16 maio de 2011, com lideranças da área Sul da diocese.

E o 13º Encontro Intereclesial de CEBs ocorrerá em 2014, dos dias 07 a 11 de janeiro na diocese de Crato em Juazeiro no Ceará, sob o tema “Justiça e profecia a serviço da vida” e lema “CEBs: romeiros do Reino no campo e na cidade”.

Habitualmente o Intereclesial sempre ocorria de 4 em 4 anos e no mês de julho, porém em 2013 ocorrerá um grande encontro da Juventude no Brasil com a presença do Papa, então foi feita opção em transferí-lo para o mês de janeiro do próximo ano.



Nenhum comentário: