quarta-feira, 27 de abril de 2011

27/04 - Dia Nacional das Empregadas Domésticas



Ministra apresenta relatório sobre Trabalho Doméstico em Brasília

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes, apresenta 27/04, - Dia Nacional das trabalhadoras Domésticas, o relatório final do Grupo de Trabalho (GT) sobre Trabalho Doméstico.

O Grupo realizou estudos sobre os ‘impactos sócio-econômicos de uma proposta de ampliação dos direitos assegurados aos trabalhadores e trabalhadoras domésticas previstos na Constituição Federal'.

O estudo que será apresentado na Esplanada dos Ministérios, às 16h, traz subsídios para o debate sobre a necessidade de eliminar a desigualdade de direitos, vivida por mulheres trabalhadoras domésticas.

Fonte: Adital


Santa Zita: A protetora das domésticas
Ela não está entre os santos mais conhecidos dos brasileiros e pouca gente sabe que é graças a essa santa que 27 de abril passou a ser o Dia Nacional das Empregadas Domésticas.
A comemoração acontece no dia em que ela morreu, ainda no século XIII, na Itália.
Desde menina, Santa Zita trabalhou como empregada.
Teve uma vida marcada pelas virtudes, a compaixão e a dedicação aos mais necessitados, fama que a tornou padroeira das empregadas domésticas.


No ano de 1580 foi aberto o túmulo e o corpo encontrado intacto. O túmulo, em Lucca, conserva até hoje o seu corpo, que repousa intacto, como foi constatado na última exumação, em 1652.
Tornou-se um lugar de graças e de muitos milagres comprovados e aceitos.
Acontecimentos que serviram para confirmar sua canonização em 05 de setembro de 1696, pelo papa Inocêncio XI






Nenhum comentário: