Durante a II Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizada de 27 a 30 de janeiro na cidade do Crato (CE), os participantes decidiram alterar a data de realização do 13º Intereclesial de 2013 para 2014.
A mudança veio sem prejuízos e foi motivada pelo centenário da diocese do Crato, que acontece no dia 20 de outubro de 2014. A intenção é que o Intereclesial abra o ano de comemorações por ocasião do centenário.
O 13º Intereclesial, cujo tema será "Justiça e Profecia a serviço da vida” e o lema "CEBs Romeiras do Reino, no campo e na cidade” tem como nova data 7 a 11 de janeiro de 2014, e não mais 23 e 27 de julho de 2013. A mudança de data foi motivada também pela realização da Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com padre Vilecir Vidal, coordenador geral da equipe ampliada nacional das CEBs, já está sendo preparado um calendário de mobilização da Diocese do Crato para articular as ações que serão realizadas até a chegada do Intereclesial.
"2011 será o ano da sensibilização. Ano de rearticular as CEBs, mobilizar a diocese e o regional. 2012 será um ano de aprofundamento. Neste ano, serão realizados seminários para aprofundar e discutir o tema do Intereclesial, ‘Justiça e Profecia a serviço da vida’. Serão realizados diversos encontros temáticos. Para janeiro de 2012 está previsto o Seminário Nacional das CEBs e a III Ampliada”, informou.
Padre Vilecir acrescentou que estes momentos são fundamentais para realizar os encaminhamentos e definir as ações do 13º Intereclesial. O coordenador geral da equipe ampliada nacional das CEBs falou ainda sobre os planos para 2013 e 2014.
"2013 será o ano da socialização do aprendizado. Neste ano, acontecerá a organização das equipes. E, finalmente, 2014 será o ano da celebração. Ano em que a diocese do Crato comemora 100 anos e também quando acontecerá o 13º Intereclesial. A intenção é que o ano de comemorações por ocasião do centenário seja iniciado pelo 13º Intereclesial”.
Até a chegada de 2014, outros encontros e oficinas serão realizados, sempre visando o momento maior de encontro e comunhão entre os representantes das CEBs de todo o Brasil. Oficinas de arte e cultura serão realizadas duas vezes por ano até 2014 a fim de que as Comunidades Eclesiais de Base pensem a produção de músicas e de arte como um todo.
A realização das oficinas e a ação de refletir sobre a arte na vida das CEBs foi motivada pelo poeta popular Zé Vicente, que durante a II Ampliada questionou "porque não pensar melhor nossas expressões artísticas sejam na culinária, nas canções, nas vestimentas, cartazes, poesias”. A partir desta inquietação, surgiu a ideia de criar um centro de acolhida e propagação das diferentes expressões artísticas sob a coordenação da própria organização das CEBs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário