sábado, 5 de fevereiro de 2011

Brasil ocupa a presidência do Conselho de Segurança da ONU

A partir desta terça-feira (1/2), o Brasil passou a ocupar a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, órgão mais poderoso da Organização. A embaixadora do país na ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti, será a primeira brasileira a ocupar a cadeira.

O mandato da presidência do Conselho de Segurança tem a duração de um mês, sistema de revezamento que permite a cada um dos 15 países-membros o acesso ao cargo. Em março, será a vez da China, que é membro permanente.

Na agenda das questões que devem ser tratadas no período estão a situação no Sudão (no contexto do referendo para a separação do Sudão do Sul) e os países árabes do norte da África.

A embaixadora anunciou que para o dia 11 de fevereiro estão previstas reuniões do G4 (Brasil, Índia, Alemanha e Japão) e dos países do Ibas (Índia, Brasil e África do Sul).

Para ela, trata-se de uma oportunidade para que o Brasil seja ouvido com mais atenção pela comunidade internacional. Há anos, o país reivindica uma cadeira permanente no Conselho de Segurança, e a diplomacia brasileira tem trabalhado muito nesse sentido.

O Brasil tem procurado ter maior participação nas decisões de política internacional e se destaca em missões de ajuda humanitária, como no caso do Haiti, onde chefia uma missão desde 2005.

Nenhum comentário: