segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cia Cultural Bola de Meia - São José dos Campos


Companhia Cultural Bola de Meia

Fundada em 1989 por Jacqueline Baumgratz e Celso Pan, a Cia Cultural Bola de Meia é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e um ponto de referência no campo artístico de São José dos Campos. Os principais focos de trabalho da Cia são a pesquisa e transmissão da Cultura Popular Brasileira, da Tradição Oral e da Cultura da Infância.

Jacqueline, atual Coordenadora Pedagógica de Projetos Institucionais da Cia, recorda o início de sua trajetória no meio artístico:
"A minha militância cultural se dava nas favelas e comunidades principalmente através das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base); sempre me mantive distante do poder político e governamental local."
Na década de 1980, Jacqueline participou da FEJOTA (Federação Joseense de Teatro Amador) e, em 1989, criou a Cia Cultural Bola de Meia, sobre a qual afirma:

"O Bola de Meia viveu até 2005 com verba de suas criações artísticas e culturais (teatro infantil, shows musicais, manifestações da Cultura Popular e cursos de aprimoramento artístico e cultural para crianças e educadores), buscando apoios e patrocínios diretos com empresas privadas; somente há pouco tempo começou a fazer essa experiência com verba pública e através de editais."
Um marco importante para o grupo foi o reconhecimento recebido do Governo Federal: hoje a companhia é um Ponto de Cultura com projetos em nível nacional e estadual. Os Pontos de Cultura foram criados em 2004, dentro do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC). São iniciativas culturais "reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministro da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades" (MinC, 2011).

Atualmente, a Cia Cultural Bola de Meia tem diversos projetos selecionados pelo Ministério da Cultura (inclusive projetos premiados pelo MinC) e pela Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo, através de editais públicos.

Além do apoio recebido nos níveis estadual e federal, colabora para a sustentabilidade da instituição o valor arrecadado através de campanhas, doações, criação e circulação de espetáculos, oficinas culturais e vendas de produtos como cds, livros, jogos e camisetas.

Nenhum comentário: