segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

“Profissão de Fé nas CEBs"

Eu creio nas CEBs, porque creio na igreja como comunidade de fé, de esperança e amor.

Eu creio nas CEBs, porque creio na eficácia da oração de Jesus. “Que eles sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti"(Jo17,21)

Eu creio nas CEBs, porque creio ser possível uma comunidade cristã, onde todos sejam “um só coração e uma só alma” (At.4,32).

Eu creio nas CEBs, porque creio em comunidade que vivem em profunda comunhão, não de simples reunião, mas de verdadeira união, fruto de sincero amor.

Eu creio nas CEBs, porque creio nas comunidades cheias de ardor missionário, capazes de levar a Boa –Notícia de Deus aos corações, as paróquias, as dioceses, as Igrejas do mundo inteiro.

Eu creio nas CEBs, porque creio nas comunidades geradoras de fé, de vida e de união, com suas celebrações festivas e com seu testemunho de vivencia cristã.

Eu creio nas CEBs, onde a Palavra de Deus é ouvida, partilhada e confrontada com o dia a dia, nesta simbiose divina de fé e vida.

Eu creio nas CEBs, celebrando a Eucaristia e o Culto a Deus, e celebrando a partilha dos dons e serviços, só por amor.

Eu creio nas CEBs, estes pequenos grupos de pessoas e de famílias, onde as relações de profunda comunhão e fraternidade levam a uma intima convivência pela fé em Jesus Cristo.

Eu creio nas CEBs, reunindo-se nas Igrejas, nas capelas, nas casas, nas salas e salões, e até debaixo das árvores, aprendendo a amar, a servir, a sonhar...

Eu creio nas CEBs, formadas pela base da Igreja, que são os Leigos, vivendo nas situações concretas da vida do povo, construindo o Reino de Deus para um mundo melhor.

Eu creio nas CEBs, como célula vivas da Igreja, não só nas regiões rurais, mas também nas grandes cidades, onde sejam talvez uma das únicas formas de evangelização urbana moderna.

Eu creio nas CEBs, como germe de produção humana e de desenvolvimento Eclesial, político e social, como fruto da fé, como gesto de esperança, como testemunho de amor.

Eu creio nas CEBs, como sementeira de futuros lideres políticos e sociais que façam de sua fé a raiz, de sua esperança a força, e de seu amor o segredo para a promoção do bem comum.

Eu creio nas CEBs, por um principio de fé: o Evangelho que pode levar-nos a superar os instrumentos e as estruturas de morte.

Eu creio nas CEBs, pelos muitos frutos de renovação, de união, de solidariedade e de justiça que já nos tem dado em tantos lugares e durante tanto tempo.

Eu creio nas CEBs, abençoadas pela Igreja, aprovadas pelo Papa, admiradas por bispos e sacerdotes, e apoiadas por cristãos sérios, que levam a sério o grito de Jesus peal união e pelo amor bem vivido e muito sofrido.

Eu creio nas CEBs, que farão nossas comunidades eclesiais mais evangelizadoras, como redes de comunidades, unidas entre si e formando um belo conjunto de vida paroquial.

Eu creio nas CEBs, onde os corações se abrem e os braços estendem para acolher, confortar, e socorrer a tantos irmãos e irmãs marginalizados e excluídos, os pobrezinhos, os preferidos de Jesus.

Eu creio nas CEBs, porque creio em muitos irmãos e irmãs, em muitos sacerdotes e religiosos, em muitos bispos e nos santo padre, o Papa, que também acreditam nelas por este mundo a fora.

Eu creio nas CEBs, miniaturas da Igreja, onde convivem e sofrem e lutam, e se amam, e se ajudam, e se animam irmãos e irmãs nossos, com suas pastorais ativas, com seus movimentos participativos, com suas alegrias e angustias, mas sempre com seu sonho infindável de serem felizes.

Eu creio nas CEBs, porque creio na Santíssima Trindade, a comunidade perfeita: em Deus, que é Pai de todos; em Jesus Cristo, que é esperança de todos; e no Espirito Santo, que é fonte de amor, de justiça e paz!...

Irmãos e irmãs, pensando na felicidade de tantos, pensando no bem da Igreja na glória de Deus, é que faço, do fundo do coração, está Profissão de Fé: Eu creio nas Comunidades Eclesiais de Base!

Amém!

Essa belíssima “Profissão de fé nas CEBs” é de Dom José Belvino do Nascimento – bispo emérito da Diocese de Divinópolis – MG.


Sugestão para orar com a comunidade:


“Profissão de Fé nas CEBs”

Crianças: Eu creio nas CEBs, porque creio na igreja como comunidade de fé, de esperança e amor.

Crianças/ Jovens: Eu creio nas CEBs, porque creio na eficácia da oração de Jesus. “Que eles sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti"(Jo17,21)

Adultos: Eu creio nas CEBs, porque creio ser possível uma comunidade cristã, onde todos sejam “um só coração e uma só alma” (At.4,32).

Crianças: Eu creio nas CEBs, porque creio em comunidade que vivem em profunda comunhão, não de simples reunião, mas de verdadeira união, fruto de sincero amor.

Adolescentes / Jovens: Eu creio nas CEBs, porque creio nas comunidades cheias de ardor missionário, capazes de levar a Boa –Notícia de Deus aos corações, as paróquias, as dioceses, as Igrejas do mundo inteiro.

Adultos: Eu creio nas CEBs, porque creio nas comunidades geradoras de fé, de vida e de união, com suas celebrações festivas e com seu testemunho de vivencia cristã.

Crianças: Eu creio nas CEBs, onde a Palavra de Deus é ouvida, partilhada e confrontada com o dia a dia, nesta simbiose divina de fé e vida.

Adolescentes / Jovens: Eu creio nas CEBs, celebrando a Eucaristia e o Culto a Deus, e celebrando a partilha dos dons e serviços, só por amor.

Adultos: Eu creio nas CEBs, estes pequenos grupos de pessoas e de famílias, onde as relações de profunda comunhão e fraternidade levam a uma intima convivência pela fé em Jesus Cristo.

Crianças: Eu creio nas CEBs, reunindo-se nas Igrejas, nas capelas, nas casas, nas salas e salões, e até debaixo das árvores, aprendendo a amar, a servir, a sonhar...

Adolescentes / Jovens: Eu creio nas CEBs, formadas pela base da Igreja, que são os Leigos, vivendo nas situações concretas da vida do povo, construindo o Reino de Deus para um mundo melhor.

Adultos: Eu creio nas CEBs, como célula vivas da Igreja, não só nas regiões rurais, mas também nas grandes cidades, onde sejam talvez uma das únicas formas de evangelização urbana moderna.

Crianças: Eu creio nas CEBs, como germe de produção humana e de desenvolvimento Eclesial, político e social, como fruto da fé, como gesto de esperança, como testemunho de amor.

Adolescentes / Jovens: Eu creio nas CEBs, como sementeira de futuros lideres políticos e sociais que façam de sua fé a raiz, de sua esperança a força, e de seu amor o segredo para a promoção do bem comum.

Adultos: Eu creio nas CEBs, por um principio de fé: o Evangelho que pode levar-nos a superar os instrumentos e as estruturas de morte.

Crianças: Eu creio nas CEBs, pelos muitos frutos de renovação, de união, de solidariedade e de justiça que já nos tem dado em tantos lugares e durante tanto tempo.

Adolescentes/Jovens: Eu creio nas CEBs, abençoadas pela Igreja, aprovadas pelo Papa, admiradas por bispos e sacerdotes, e apoiadas por cristãos sérios, que levam a sério o grito de Jesus peal união e pelo amor bem vivido e muito sofrido.

Adultos: Eu creio nas CEBs, que farão nossas comunidades eclesiais mais evangelizadoras, como redes de comunidades, unidas entre si e formando um belo conjunto de vida paroquial.

Crianças: Eu creio nas CEBs, onde os corações se abrem e os braços estendem para acolher, confortar, e socorrer a tantos irmãos e irmãs marginalizados e excluídos, os pobrezinhos, os preferidos de Jesus.

Adolescentes/Jovens: Eu creio nas CEBs, porque creio em muitos irmãos e irmãs, em muitos sacerdotes e religiosos, em muitos bispos e nos santo padre, o Papa, que também acreditam nelas por este mundo a fora.

Adultos: Eu creio nas CEBs, miniaturas da Igreja, onde convivem e sofrem e lutam, e se amam, e se ajudam, e se animam irmãos e irmãs nossos, com suas pastorais ativas, com seus movimentos participativos, com suas alegrias e angustias, mas sempre com seu sonho infindável de serem felizes.

Filhos(as): Eu creio nas CEBs, porque creio na Santíssima Trindade, a comunidade perfeita: em Deus, que é Pai de todos; em Jesus Cristo, que é esperança de todos; e no Espirito Santo, que é fonte de amor, de justiça e paz!...

Pais/ Mães: Irmãos e irmãs, pensando na felicidade de tantos, pensando no bem da Igreja na glória de Deus, é que faço, do fundo do coração, está Profissão de Fé: Eu creio nas Comunidades Eclesiais de Base!

Amém!





Nenhum comentário: