sábado, 15 de janeiro de 2011

Belo Monte derruba presidente do Ibama - PARE BELO MONTE: NÃO À MEGA USINA NA AMAZÔNIA



PARE BELO MONTE: NÃO À MEGA USINA NA AMAZÔNIA



Belo Monte
seria maior que o Canal do Panamá, inundando 100.000 hectares de floresta, expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies -- tudo isto para criar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência energética.

Especialistas, lideranças indígenas e a sociedade civil concordam que Belo Monte é um desastre ambiental no coração da Amazônia.

A pressão sobre a Presidente Dilma está aumentando: o Presidente do IBAMA acabou de renunciar, se recusando a emitir a licença ambiental de Belo Monte (prevista para ser construída no rio Xingu, no Pará), e expondo a pressão política para levar este projeto devastador adiante.

Em carta enviada à ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, Abelardo alegou motivos pessoais para pedir exoneração do cargo. Mas revelou a amigos que deixou o posto depois de ter sido pressionado pela diretoria da Eletronorte a emitir a licença definitiva em nome do IBAMA para a instalação da usina. Ele estava no cargo desde abril do ano passado e é funcionário de carreira da autarquia.

Em reuniões com a diretoria da Eletronorte, Abelardo se negou a emitir a licença definitiva para a construção da usina.

Ele argumentou que o IBAMA não poderia emitir o documento porque o projeto ainda está cheio de pendências ambientais.

Abelardo admitiu que o IBAMA poderia emitir a licença para a instalação e não a definitiva.

A construção de Belo Monte foi um dos motivos que levou ao pedido de demissão da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Ela discordava da implantação da usina alegando que a obra causará fortes danos ambientais na região com o alagamento de uma área de aproximadamente 500 km2.

A previsão é que Belo Monte gere mais de 11 mil megawats para atender a uma população de 26 milhões de pessoas na região Norte.


Assine petição:

https://secure.avaaz.org/po/pare_belo_monte/?vl

Nenhum comentário: