sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Taizé: II Eencontro Internacional da Peregrinação de Confiança na América Latina



O encontro de Santiago do Chile

O segundo encontro internacional da peregrinação de confiança na América Latina teve lugar em Santiago do Chile de 8 a 12 de Dezembro de 2010. Depois de meses de preparação, oito mil jovens de todo o continente, juntamente com alguns representantes europeus, encontraram-se por cinco dias de oração e de partilha.

As orações comunitárias foram celebradas numa enorme tenda montada num parque público no centro da cidade. O cardeal de Santiago, os bispos e os pastores de várias Igrejas chilenas estiveram presentes.


Marcante foi a vinda de bolivianos ao Chile, numa altura em que as tensões políticas e os preconceitos separam por vezes os dois países: «Foi previsto um momento de partilha entre jovens do mesmo país, para procurarem desde logo uma forma de continuarem a peregrinação de confiança no regresso a casa.


A delegação boliviana, composta por 400 jovens, teve o mesmo gesto que os jovens tiveram para com eles há 3 anos no encontro de Cochabamba: os bolivianos juntaram-se no lugar do encontro dos chilenos, numa grande tenda de oração, e envolveram os mais de dois mil chilenos reunidos naquele momento, abraçados numa gigantesca roda.»



Nenhum comentário: