sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Cebs: Um Novo Sujeito Popular
Resenha:
Joao C. Petrini
Estuda com profundidade as Comunidades Eclesiais de Base;o livro mostra sua participacao politica, a experiencia nas comunidades e a relacao que estabelecem com outros movimentos da luta urbana, sindicatos e partidos.
Dom João Carlos Petrini nascido em 18 de novembro de 1945 é bispo auxiliar de Salvador. É um dos maiores divulgadores do movimento Comunhão e Libertação em Salvador, embora atue em outros movimentos da Igreja em Salvador. Em 2007, participou da Conferência de Aparecida, onde foi perito no âmbito da bioética.
É homem de temperamente afável, bonachão, correto e aberto a todos os movimentos e carismas aprovados pela Santa Sé, somente não concordando abertamente com a Missa Tridentina em Salvador, assim como os outros bispos auxilires, por influência de seu superior D. Geraldo Majella Agnelo.
Formado em Ciências Políticas na Universidade de Perúgia, Itália, em 1970, participou do Movimento Estudantil de 68 na Itália. Como sacerdote, na década de 70, em São Paulo, trabalhou com as Comunidades Eclesiais de Base na periferia e com a Pastoral Universitária. É Diretor do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, Coordenador do Mestrado e Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea, pela Universidade Católica de Salvador e Membro da Comissão Episcopal da CNBB para Família Vida, entre outras atividades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário