quarta-feira, 4 de março de 2015

Carta das CEBs - Reunião Ampliada de fevereiro de 2015

Carta da Colegiada das Comunidades
                         Eclesiais de Base do Estado de São Paulo

                                                “Não abandonarei meu povo, mas correrei com ele todos os riscos que meu ministério exige!”
                                                                       
                                                                                                                                              Dom Oscar Romero

Prestes a completar os 35 anos do martírio de Dom Romero, ano de sua beatificação, nós da  Colegiada Estadual das CEBs, nos reunimos de 20 a 22 de fevereiro, acolhidos pela Região Episcopal Brasilândia, Comunidade Nossa Senhora Aparecida na cidade de São Paulo, com a presença das sub-regiões Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1, São Paulo 1, São Paulo 2 e Sorocaba.

Iniciemos nosso encontro com a Celebração dos Mártires da Caminhada. Todos/as nós nos apresentamos, estiveram em nosso meio, com palavras de incentivo, confiança e esperança, Dom José Bertanha, Bispo da Diocese de Registro, referencial das CEBs e Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Região Episcopal Brasilândia.

Partilhamos as experiências e a realidade Latino Americana do Encontro Continental de Assessores das Comunidades Eclesiais de Base, vivenciada pelos doze países latino e caribenho,  que aconteceu  no México entre os dias 3 a 8 de fevereiro de 2015, e  que como comunidade de base nos é proposto e se faz urgente responder aos desafios da sociedade entre eles a necessidade de re-significar as CEBs a partir da memória histórica, a identidade e as juventudes. Um segundo desafio é a busca do “Bem Viver” entendido como cuidado e respeito pela criação, promoção da soberania alimentar e a economia solidaria e ainda a preocupação com os aspectos relacionados com a migração e as expulsões forçadas de diferentes comunidades em toda América Latina e Caribe.

Em seguida nos foi apresentada uma síntese da reunião da Ampliada Nacional, que aconteceu  em Londrina-PR, em janeiro de 2015,  dando ênfase a pontos referentes ao tema escolhido: “CEBs e os desafios no mundo urbano”, visitas aos possíveis locais onde será realizado o encontro e como o secretariado está se programando o XIV Intereclesial das CEBs.


No momento de formação pudemos aprofundar um pouco mais sobre a história de Contestado, trazendo a memória dos acontecimentos da luta e resistência de um povo, neste período destaca-se a presença do Monge João Maria. O seu grande foco era a partilha em comunidade, apesar de toda esta luta a presença da Igreja foi muito escassa. Destacamos a frase “Os arroios se tornarão de leite e mel e os barrancos cuscuz”.

Agradecemos a acolhida do Padre Braghetto e o carinho da comunidade e famílias que nos receberam.  Celebramos juntos.

Lembramos que as CEBs são “A voz do passado, falando ao presente e alertando o futuro”.

Com carinho nos despedimos.
                

                     São Paulo, 22 de fevereiro de 2015.

Nenhum comentário: