quarta-feira, 4 de março de 2015

Caminhada das CEBs na America Latina


Florianópolis, SC, 27 fev (SIR) - 

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) no Cone Sul são articuladas por uma equipe que representa cinco países: Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile. 
Nos dias 17 a 20 de fevereiro estiveram reunidos representantes das CEBS do Brasil, Argentina e Paraguai na comunidade de Quilmes, em Buenos Aires, para o 9º Encontro de Articulação do Cone Sul. 
O Brasil foi representado por Maria Glória da Silva (rep. da Ampliada Nacional) e Patrícia Lúcia da Silva Abreu (Convidada pela Arquidiocese). Os participantes foram acolhidos com alegria e entusiasmo pela comunidade de Quilmes, na Fundação Padre Angel, (local do encontro). O encontro foi um momento de graça, tranquilo (embora idiomas diferentes), produtivo, com partilhas muito ricas. Teve como objetivo, a articulação e o fortalecimento da caminhada das CEBs na região do Cone Sul, a partir da realidade atual e dos desafios delas nos países. Cada país partilhou um pouco da sua realidade trazendo as experiências de lutas e conquistas, alegrias e dificuldades, desafios e frutos, sonhos e esperanças. Foi reforçado o nosso compromisso profético e missionário no seguimento de Jesus no contexto social, político, cultural e eclesial vivenciado nas comunidades. Também se refletiu: Como chamar, convidar, cativar a juventude de hoje a se inserir na vida de comunidade, na formação bíblica, de fé e política, no compromisso social e eclesial? Sobre a dimensão ecumênica das Comunidades Eclesiais de Base como sinal de uma espiritualidade encarnada na vida do povo; a formação sistemática, bíblica, catequética, e de fé e política para animadores, e sobre o encontro latino americano no Paraguai, em 2016. Nas celebrações da Palavra e da Eucaristia experimentou-se uma espiritualidade diversificada, expressada e vivenciada nos países.  Ao final do encontro foram encaminhadas pistas de ação comuns para a caminhada conjunta das comunidades dos países que formam o Cone Sul: Paraguai, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil, como: Curso de formação intensivo, a comunicação (redes sociais e outros) para o fortalecimento da caminhada e a representação da juventude por países. O evento terminou como incentivo e o impulso pela mensagem de Dom Oscar Romero. Ele nos deixou um legado importante de amor e luta. Seu exemplo de vida nos ajuda a cultivar a utopia na construção de um mundo melhor e fortalece nosso compromisso ao lado dos mais pobres no seguimento de Jesus (Jo 10,10).
Ervino Martinuz

27 de fevereiro de 2015

Nenhum comentário: