quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CEBs Diocese de Guajara Mirim

HISTÓRIA DA PRELAZIA E DIOCESE DE G. MIRIM.

1) A histórica Católica oficial, coincide com o início da prelazia de G. Mirim, criada pela Santa Sé a 1º de Março de 1929, com a bula "Animarum Cura" do Papa Pio XI, fundando a Prelazia de G. Mirim, "Para a catequese dos índios e dos seringueiros". Antes porém, missionários jesuítas e Salesianos já vinham de forma esporádica, anunciando Jesus Cristo na região.

2) A 25 de janeiro de 1926, é inaugurada a primeira capela Nossa Senhora do perpétuo Socorro, construída pelo Cel Paulo Saldanha com o povo de Guajará-Mirim.3) A 20 de dezembro de 1928, o Padre Carlos Antônio Peixoto, salesiano, é constituído primeiro pároco de G. Mirim.4) A 23 de Janeiro de 1932, chegada com a lancha Horto Barbosa, de Monsenhor Francisco Xavier Rey, do Padre Francisco Maria Hérail e do Frei Teófilo Arcanbal, franciscanos da terceira ordem regular. (TCR).5) A 25 de janeiro de 1932, o Padre Peixoto empossou o primeiro prelado, Mons. Francisco Xavier Rey, que numa carta ao superior Geral Franciscano, escrevia: "Aqui tudo é novo, tudo é grande, tudo é feito para satisfazer os corações mais ardorosos"6) Logo no começo, Mons. Rey voltou sua atenção para a EDUCAÇÃ0; Ele criou 33 escolas no Guaporé-Fundou, em. 1933 o Colégio Santa Terezinha que, em 1935 foi entregue aos cuidados das irmãs Calvarianas, passando então, a chamar-se "Colégio Nossa Senhora do Calvário. Continuou porém com a mesma finalidade, que era a educação das moças ribeirinhas, futuras professoras e animadoras das comunidades

do interior.
7) Mons. Rey, teve também a mesma atenção com' a área da saúde, criando um tipo de atendimento domiciliar aos doentes, e em 1946, o hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi entregue em 1956, ao Governador do Território Federal do Guaporé.8) Em 1948, Dom Francisco Xavier Rey, é sagrado Bispo na Igreja Nessa Senhora de Fátima, no Sumaré em São Paulo.

9) Em 1956, D. Rey lança os alicerces da Catedral Nossa Senhora do Seringueiro.

10) A 18 de novembro de 1964, é fundada pelo Padre F. A Bendoratis, a Rádio Educadora.11) Autêntico defensor dos índios, Dom Rey encabeça, em1961 o movimento de aproximação dos índios Oro-Wari (Pacaas Novos), planejado pelo então Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Ele delega o Frei Luiz Gomes Arruda (Dom Roberto), que permanecerá 06 meses embrenhado nas natas do Rio Negro-Ocaia, antes de conseguir o contato e a paz com os indígenas.12) Em1962, D. Rey inaugura um consultório médico, que mais tarde virá a ser o Hospital Bom Pastor, criado e administrado pelo Padre Bendoratis, e hoje, pelas Irmãs Servas de Maria Reparadora.

13) Em 1964, Mons. Luiz Gomes de Arruda é nomeado pela Santa Sé, prelado Coadjuntor de D. Rey, com direito à sucessão.14) Em 1965, o Padre Bendoratis funda a aldeia indígena Sagarana, logo mais administrada por Mons. Roberto, a fim de salvar os 0rc-Wari em perigo de vida (Tuberculose ou outras endemias ).15) Em 15 de agosto de 1966, Dom Robertc Gomes de Arruda, é consagrado segundo Bispo de G. Mirim, na Igreja São José de Mogi Mirin, São Paulo. Dom Roberto é o criador das primeiras comunidades Eclesiais de base (Centros Comunitários de Guajará Mirin).16) A 08 de dezembro de 1978, Dom Reberto renuncia a administração da Prelazia e torna-se grande missionário e animador das comunidades de Nova Região de Colorado do Oeste.17) Na mesma data, Pe. Geraldo Verdier é eleito vigário Capitular (administrador) da prelazia de G.Mirim.

18) A 25 de dezembro de 1980, a Santa Sé eleva a Prelazia de G. Mirim à categoria de Diocese. Seu primeiro Bispo Diocesano, o Terceiro Bispo de G. Mirin, D. Geraldo Verdier, sagrado no mesmo dia, na Catedral Nossa Senhora do Seringueiro, pelo núncio apostólico, Dom Carmine Rocco.I19) Diante do crescimento da população, a nova Diocese acolhe outras congregações religiosas femininas e masculinas; Irmãs catequistas franciscanas, Padres Palotinos, missionários Claretianos, Servas de Maria Reparadoras, Franciscanas da Santíssima Trindade, Irmãzinhas de Imaculada Conceição, Irmãs de São José de Chambéry, Frades Capuchinos, Projeto igrejas-Irmãs do Paraná.

20) A 06 de Agosto de 1982, é fundado o seminário Menor "Nossa Senhora das Graças" e, a 11 de fevereiro de 1991, o Seminário "Nossa Senhora do Seringueiro", com o Curso de Filosofia, aberto às Dioceses vizinhas.

51) A Diocese de G. Mirim, abrange una superfície aproximadamente de 90 O00 Km2, com 150.000 habitantes, 08 municípios e 9 paróquias.



8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora

 Data em que se celebra o reconhecimento oficial, pelo Papa Pio IX em 1854, do Dogma da Imaculada Conceição de Maria. A maternidade divina de Maria é origem de sua Imaculada Conceição.

Nenhum comentário: