terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ampliada das CEBs do Regional Nordeste III da CNBB



Aconteceu entre dias 02 a 04 de novembro de 2012, na Paróquia Nossa Senhora da Luz em Simões  Filho, Diocese de Camaçari-BA, a Ampliada das CEB’s do Regional Nordeste III da CNBB. Com o objetivo de avaliar a caminhada 2012, em especial o 6º Nordestão das CEBs, ocorrido em  19 a 22 julho de 2012 na Diocese de Itabuna; Bem como continuar a preparação para o 13º Intereclesial das CEBs a ser realizado em 2014, na Diocese do Crato/CE, teve  também como tarefa a escolha da nova coordenação reg
Quase todas as Dioceses se fizeram presentes, apenas 09 não compareceram. Estavam presentes a atual coordenação; Dom Ricardo Brusati, Bispo de Caitité e referencial das CEBs; os assessores e delegados das CEBs das dioceses do Regional Nordeste III (Bahia/Sergipe).
O tema: “Igreja, comunidade de comunidades”, uma da quarta urgência das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2011-2015), foi aprofundada, pelo Pe. Laudelino Neto, que ainda contou com as contribuições dos Padres Ademir Amaral e Paulo Souza, da Diocese de Ilhéus. Foi abordado: “As comunidades articuladas entre si, na partilha da fé e na missão, elas se unem, dando lugar a verdadeiras redes de comunidades. E entre estas experiências encontram-se as Comunidades Eclesiais de Base e outras formas de novas comunidades, cada uma vivendo o seu carisma, assumindo a missão evangelizadora de acordo com a realidade local  e se articulando de modo a testemunhar a comunhão na pluralidade”.
Uma profunda e rica avaliação foi realizada com a participação de todos os presentes, ressaltando o importante momento vivenciado durante o 6º Nordestão, mas também o enorme trabalhorealizado pelas equipes locais e assessores. Se levantou a necessidade de uma maior participação e envolvimento do Regional Nordeste III como um todo no processo de construção. Mas por fim todos reconheceram a riqueza do encontro.
Dentro dos objetivos estabelecidos para esta Ampliada foi realizada a eleição da nova coordenação regional. Ana Maria Santos a atual coordenadora conduziu os trabalhos durante este período de maneira muito organizada e com muito afinco e responsabilidade, e agora chega a vez de novas pessoas assumirem a tarefa. Ela ainda lembra que não é trabalho só da coordenação animar e dinamizar a caminhada, mas é todos aqueles que sonham e vivenciam o espírito das CEBs.
A nova coordenação do Regional Nordeste ficou assim definida:
Coordenador: Tiago Santos de Aragão – Diocese de Ruy Barbosa/BA;
Vice Coordenadora: Irenir de Jesus – Arquidiocese de Aracajú/SE;
1ª Secretária: Valdenilza Marques da Silva – Diocese de Bom Jesus da Lapa/BA;
2ª Secretária: Iône Silva dos Santos – Arquidiocese de São Salvador/BA;
Tesoureira: Ana Maria dos Santos Santos – Diocese de Ilhéus/BA.
A equipe de Assessores:
Mônica Maria Muggler – Diocese de Barra/BA;
Pe. José Carlos SDV – Diocese de Irecê/BA;
Pe. Luís Miguel – Diocese de Ruy Barbosa/BA;
Pe. Paulo Silva – Diocese de Jequié/BA;
Pe. Vicente Nascimento – Diocese de Bom Jesus da Lapa/BA.
Por fim definiu-se que a próxima reunião da Ampliada Regional acontecerá nos dias 22 a 24 de fevereiro de 2013 na Arquidiocese de Feira de Santana-BA, com local a definir.
Ao final do encontro  foi importante perceber que mesmo diante de muitas dificuldades, desafios, ainda conseguimos nos animar e manter o espírito de solidariedade e a bandeira de luta das CEBs erguida e conduzida com muita esperança rumo a uma Nova Sociedade possível.
Todas e Todos rumo ao 13º Intereclesial. Crato que nos aguarde, e como nos diz Dom Pedro Casaldáliga: “Mãe das Dores e das Alegrias, ensinai-nos a sermos CEBs romeiras do Reino, no campo e na cidade, fermento de justiça, de profecia e de esperança pascal”. 
Texto: Haroldo Heleno – Assessor Diocesano das CEBs/Itabuna

Nenhum comentário: