sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Estadual 5ª Semana Social Brasileira - Ceará

Encerrou hoje, 11, o Seminário Estadual 5ª Semana Social Brasileira. O Seminário aconteceu de 09 a 11 de outubro de 2012, no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja. A 5ª Semana abordou a temática da participação da sociedade na democratização do Estado Brasileiro, colocando a questão: Estado para que e para quem?
O seminário teve como objetivo a troca de experiência sobre organização popular, movimentos sociais, participação popular, projetos alternativos ao modelo hegemônico, visando o fortalecimento para intervir na elaboração das políticas publicas para um desenvolvimento solidário e sustentável, em contraposição ao modelo capitalista imposto no Estado do Ceará.
Para esse seminário foi elaborado e sistematizado um mapeamento dos impactos dos grandes projetos econômicos sobre as comunidades e grupos no Estado do Ceará. Esse mapeamento servirá de subsidio para a realização do Tribunal Popular do Estado que será realizado em 2013.
A análise de conjuntura dos impactos e a apresentação do mapeamento tiveram a assessoria do professor Jeovah Meireles (UFC) e da professora Raquel Rigotto (UFC), pesquisadores. E contou também com a participação de Simone do MST. Pe. Nelito Dornellas, coordenador nacional da 5ª Semana Social Brasileira, fez o balanço das Semanas Sociais Brasileiras.
Participaram do seminário grupos, comunidades impactadas pelos grandes projetos econômicos, pastorais e movimentos sociais, vindos das 9 dioceses do Regional Nordeste I – Ceará.

Nenhum comentário: